Mundo Cambalhota
Mundo Cambalhota
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

5 experimentos científicos para fazer com as crianças e estimular a curiosidade

5 experimentos científicos para fazer com as crianças e estimular a curiosidade
Equipe Mundo Cambalhota
mar. 25 - 6 min de leitura
000

 

As mamães e papais sabem que as crianças são curiosas por natureza. Nesse sentido, os experimentos científicos unem o útil ao agradável. 

Uma vez que a experimentação científica estimula o aprendizado por meio da curiosidade e do teste prático, a ciência tem um papel importante no desenvolvimento dos pequenos.

No entanto, muitas vezes julgamos a ciência como um aspecto chato de estudo e acabamos não nos motivando e participando de atividades que estimulem esse pensamento nas crianças. 

Nesse sentido, listamos 5 experimentos científicos para você e os seus pequenos aprenderem se divertindo. Acompanhe com a gente!  

 

5 experimentos científicos para fazer com as crianças e estimular a curiosidade

 

1 – Afunda ou Flutua

Essa brincadeira é muito simples e vai estimular a curiosidade das crianças! Você precisa de um balde com água, de preferência transparente, para se divertir testando quais objetos afundam ou flutuam.

Dessa forma, os pequenos ficarão instigados a descobrirem quais objetos irão flutuar ou afundar e, em seguida, você pode ajudá-lo a entender que objetos mais leves geralmente flutuam e os objetos pesados afundam. 

 

2 – Vulcão em Erupção

O vulcão em erupção é um projeto comum nas tradicionais feiras de ciências das escolas e ajuda os pequenos a entenderem como dois elementos químicos reagem.

Como o próprio nome da brincadeira diz, o nosso pequeno vulcão entrará em erupção! Por isso, recomendamos que realize essa atividade em uma área aberta e, se possível, forre o chão para diminuir o estrago feito pela lava de mentirinha.

Para esse experimento vocês vão precisar de: 

  • Massinha de modelar

  • Garrafa PET

  • Água

  • Bicarbonato de sódio

  • Detergente

  • Vinagre

  • Corante vermelho

Agora, vamos preparar a diversão:

  • Corte o bico da garrafa 

  • Encha até a metade com água morna, detergente, bicarbonato e corante. 

  • Com a massinha de modelar, você e seu pequeno podem soltar a imaginação para decorar como um vulcão de verdade.

  • Por fim, basta despejar um pouco de vinagre dentro da boca do um vulcão e esperar a erupção começar.

 

3 – Pintura no leite

Ao contrário do Vulcão em erupção, a pintura no leite é uma atividade que pode ser feita dentro de casa. 

Além disso, a atividade encanta adultos e crianças com a dança das cores sobre a tela branca do leite. Assim, nesta atividade vamos precisar de: 

  • 1 prato raso grande

  • leite

  • corante de alimento

  • detergente de cozinha

  • cotonete

Em seguida, vamos colocar a tinta na tela: 

  • Coloque leite no prato de forma que a criança consiga mexer sem entornar;

  • Pingue algumas gotas de corante de alimento em cantos diferentes do prato;

  • Mergulhe a ponta do cotonete em um pouco de detergente.

  • Incentive a criançada a colocar o cotonete bem na vertical no prato para ver a incrível mistura de cores acontecer! 

 

4 – Papel toalha mágico

Um dos experimentos científicos para os pequenos que se popularizou durante o distanciamento social é o papel toalha mágico.

A ideia é que os pequenos soltem a criatividade desenhando em guardanapos ou papel toalha e, assim que as folhas entrarem em contato com a água, a magia acontece! 

Assim como o “Afunda ou Flutua?”, para essa atividade você vai precisar de um recipiente com água, guardanapo e canetinha.

Para que a brincadeira seja especial, peça que a criança faça um desenho em um guardanapo dobrado - de um lado um desenho bem bonito e do outro um círculo em volta  do desenho.

Em seguida, coloque a folha no recipiente com água e espere o desenho aparecer no meio certinho do círculo. As mamães e papais podem pintar o sete com os pequenos!

 

5 – Pé de Feijão

O pé de feijão é um dos experimentos científicos que fez parte da infância das mamães e papais e é muito importante para as crianças ainda hoje, pois ensina sobre os princípios da biologia.

Além disso, a atividade incentiva o interesse pela natureza e cuidado do nosso planeta, além de ensinar sobre a paciência.

Nessa atividade vocês só precisam de um grão de feijão e algodão. Agora, encha um pote com pedaços de algodão úmido e encaixe o grão de feijão nas laterais.

Para que o experimento funcione o algodão deve estar sempre úmido. Sendo essa uma boa oportunidade para ensinar para os pequenos sobre responsabilidade e cuidado com as plantas para que elas possam crescer forte.

Em média, a raiz do pézinho começa a surgir em 3 dias e tenho certeza que será um momento emocionante para toda a família! 

Quando a planta estiver com 20 centímetros, vocês podem transferir o pé de feijão para um vaso. 

 

Além do aprendizado, os experimentos científicos que citamos aqui vão te ajudar a aproveitar deliciosos momentos em família

Inclusive, se precisar de uma ajudinha para reforçar ainda mais esses vínculos e estimular o aprendizado por meio da diversão, conte com a gente!

Aqui na Box Cambalhota, nós propomos um novo jeito de brincar em família com o desenvolvimento de caixas com jogos e brincadeiras para crianças a partir de 4 anos. 

Por meio de temas que trabalham a curiosidade, nutrição, mindfulness, contação de histórias e muito mais, nós buscamos auxiliar no desenvolvimento saudável do seu filho.

Para isso, também preparamos um material de apoio para os pais, que facilitam esses momentos juntos. Assine agora mesmo ou escolha a sua caixa avulsa!

LEIA MAIS

https://mundocambalhota.com.br/blog/diy-para-criancas-a-importancia-do-faca-voce-mesmo-para-os-pequenos


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você