Mundo Cambalhota
Mundo Cambalhota
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Comunicação Não-Violenta: o que é e como aplicar com crianças

Comunicação Não-Violenta: o que é e como aplicar com crianças
Equipe Mundo Cambalhota
fev. 18 - 4 min de leitura
000

Você já ouviu falar sobre Comunicação Não-Violenta? Como podemos imaginar a partir do nome, a CNV é uma forma de se relacionar com o próximo baseando-se no respeito e na empatia.

Em outras palavras, o modelo propõe conversas abertas e com foco nas emoções e entendimento dos envolvidos, sem irritações, ameaças ou punições.

Por isso, a Comunicação Não-Violenta traz uma reflexão importante sobre como nós, mamães e papais, nos relacionamos com as crianças, familiares e colegas de trabalho.

Nesse texto vamos conversar mais sobre o que é Comunicação Não-Violenta, seus princípios e como podemos aplicar com as crianças. Acompanhe com a gente!

 

O que é Comunicação Não-Violenta? 

A princípio, a CNV surgiu em 1970, nos Estados Unidos, como forma de mediação aos conflitos gerados após o fim do modelo de segregação racial nas universidades.

O psicólogo Marshall Rosenberg atuou como orientador educacional na tentativa de amenizar os ânimos nas instituições de ensino superior. Além disso, o psicólogo passou por um histórico de agressões nas escola durante a infância por ser judeu.

Dessa forma, Rosenberg elaborou o método conhecido como Comunicação Não-Violenta (CNV).

Em seu livro homônimo, Rosenberg define o método como uma abordagem comunicacional que compreende as habilidades de falar e ouvir, possibilitando a conexão com si mesmo e com os outros.

Ou seja, é proporcionar diálogos com o próximo de maneira franca e sem julgamentos sobre as ações que não concordamos.

 

Como aplicar a Comunicação Não-Violenta com as crianças?

Para que o método pudesse ser colocado em prática, Rosenberg pautou a CNV sobre quatro componentes que devem ser considerados ao dialogarmos com as pessoas. 

Nesse caso, vamos adaptar os princípios para um melhor relacionamento com os pequenos. Confira:

 

Observação

Primeiramente, é preciso observar uma situação que nos incomoda sem julgamentos pré definidos. 

Apesar de nossas percepções estarem ligadas às nossas emoções, é importante realizar esse exercício para que o diálogo seja compreendido.

 

Sentimentos

Em seguida, entender o impacto das emoções que aquela ação representou para você é muito importante. Por isso, nomear as emoções com as crianças pode gerar uma aproximação e o sentimento de empatia.

Por exemplo, explique que determinada circunstância deixou você triste e nomeie as sensações que sentiu para que o pequeno possa compreender o seu lado, ou seja, observar com empatia. 

No entanto, essa conversa não deve ser uma forma de culpabilizar o próximo, mas expressar os seus sentimentos e também compreender as emoções das crianças.

 

Necessidades

Do mesmo modo, as emoções estão vinculadas às nossas necessidades. Assim, é recomendado fazer uma análise sobre a expectativa gerada sobre determinada situação.

Só para exemplificar, é comum os responsáveis esperarem uma organização primorosa após uma ajuda dos pequenos. Com uma expectativa muito alta, a tendência é que acabemos nos frustrando. 

Por isso, é importante avaliar nossas necessidades e deixá-las evidentes para que a solução agrade a todos.

 

Pedido

Por fim, após essas reflexões, você falará de forma direta, com o uso de uma linguagem positiva, evitando utilizar frases vagas e ambíguas.

Dessa forma, é possível compreender mais facilmente a mensagem e o retorno sobre ela será mais satisfatório.

 

Leia tambémParentalidade Consciente: o que é e como colocar em prática?

 

Em resumo, a Comunicação Não-Violenta busca criar mais possibilidades de compreensão e solução de conflitos. Ao invés de usarmos a forma habitual de culpar e julgar, a CNV propõe mediar e buscar a base comum.

Além de ser essencial para a Comunicação Não-Violenta, o diálogo ajuda a reforçar os laços de amor

Seja por meio de uma conversa sobre o dia, ao saborear uma refeição especial, contar uma história ou se divertir com atividades lúdicas.

Inclusive, na Box Cambalhota oferecemos caixas contendo jogos e brincadeiras para crianças a partir de 4 anos para proporcionar verdadeiros momentos de união e diversão em família. 

Por meio de temas que trabalham a curiosidade, nutrição, mindfulness, contação de histórias e muito mais, nós buscamos auxiliar no desenvolvimento saudável do seu filho. 

Para isso, também preparamos um material de apoio para os pais, que facilitam esses momentos juntos. Convidamos você para conhecer nossos planos de assinatura ou escolher a sua caixa avulsa!


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você