Mundo Cambalhota
Mundo Cambalhota
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Parentalidade Consciente: o que é e como colocar em prática?

Parentalidade Consciente: o que é e como colocar em prática?
Equipe Mundo Cambalhota
jan. 18 - 4 min de leitura
000

Para quem ainda não conhece, a parentalidade consciente é um novo termo que vem se popularizando entre as mamães e papais sobre a educação das crianças com a participação e presença, base dos princípios mindfulness.

Mas isso não tem relação somente com um tempo de qualidade com os filhos, em que todos concentram-se em torno de uma mesma tarefa e curtem o momento sem distrações como as telas, por exemplo.

A parentalidade consciente vai além e traz uma reflexão sobre a criação dos pais e o quanto disso está presente na educação de hoje com os seus filhos.

Só para exemplificar, vamos supor que você foi criada tendo que jantar às 18h e, hoje em dia, essa regra foi repassada para seu filho. Você consegue justificar o motivo de ter implementado essa norma para o pequeno?

É exatamente esse tipo de análise que a parentalidade consciente busca trazer para os responsáveis. Isso porque, muito da criação dos nossos filhos vem daquilo que fomos ensinados pelos nossos pais, lemos em site e revistas ou ouvimos de outras pessoas.

Assim, o método incentiva que mães e pais coloquem-se no lugar da criança e, como família, percebam melhor as necessidades dos pequenos e também as suas como responsáveis.  

 

Parentalidade Consciente e o Mindfulness

O termo "consciente" tem muita relação com o princípio mindfulness que, literalmente, quer dizer "atenção plena", "atenção total".

Em outras palavras, significa deixar de lado quaisquer distrações e sentimentos anteriores e ouvir, sentir e aprender com a situação presente.

Com isso, os responsáveis e as crianças conseguem tornar a comunicação mais efetiva e aprimorar os vínculos de afeto e confiança, uma vez que todos se sentirão mais à vontade para expor suas emoções e pensamentos.

 

Parentalidade Consciente e Disciplina Positiva

Além disso, a parentalidade consciente tem muito da disciplina positiva. Uma vez que o método busca educar crianças e jovens por meio de conceitos reais de respeito, responsabilidade e resiliência.

Ou seja, uma comunicação não-violenta, sem qualquer tipo de negatividade, em que os responsáveis estão à disposição para ouvir, entender e colaborar com sentimentos tão confusos para as crianças.

Desse modo, com uma comunicação positiva, vocês ficarão mais próximos e à vontade para falar sobre os mais variados temas, sem ruídos ou intervenções. 

 

Como colocar esse método de educação em prática? 

Não existem receitas prontas de como implantar a Parentalidade Consciente.

No entanto, a disciplina positiva e o princípio mindfulness são exemplos de atitudes que podemos trabalhar e contribuir positivamente para o desenvolvimento saudável das crianças.

Por isso, é necessário escutar as crianças para poder compreender seus medos, anseios, sonhos etc. 

Além disso, permitir-se olhar com mais amor e respeito. Afinal, ser mãe e pai não é só sobre os erros, mas sobre a chance de ser cada vez melhor para a sua família!

Se precisar de uma forcinha para criar momentos de conexão para a família, educar e entreter os pequenos, conte com a gente!

 

Aqui na Box Cambalhota, nós propomos um novo jeito de aprender em família com o desenvolvimento de caixas com jogos e brincadeiras para crianças a partir de 4 anos.

Por meio de temas que trabalham a curiosidade, nutrição, mindfulness, contação de histórias e muito mais, nós buscamos auxiliar no desenvolvimento saudável do seu filho.

Para isso, também preparamos um material de apoio para os pais, que facilitam esses momentos juntos. Convidamos você para conhecer nossos planos de assinatura ou escolher a sua caixa avulsa:

Banner no artigo "Parentalidade consciente" para o site da box Cambalhota


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você