Mundo Cambalhota
Mundo Cambalhota
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Seu filho se 'comporta mal'? Ele pode estar querendo lhe dizer algo

Seu filho se 'comporta mal'? Ele pode estar querendo lhe dizer algo
Canguru News
mar. 10 - 4 min de leitura
000

Quando uma planta está com as folhas caídas e amareladas, logo pensamos no que pode ter ocorrido. Falta de água? Excesso? Sol demais? Para ajudá-la, é preciso pensar o que os seus sinais estão comunicando.

Assim como as plantas, os comportamentos dos filhos também são indicadores importantes. Se uma criança se joga no chão ou o adolescente dá uma resposta desaforada aos pais, é preciso pensar no que eles estão querendo dizer.

Muitos pais logo pensam que essas situações acontecem porque os filhos querem desafiá-los. Outros, acham que não souberam educar seus filhos, não têm domínio sob eles ou, ainda, não os castigam nem punem como deveriam. Mas não é bem assim.

“Cada vez mais, a gente entende comportamentos que seriam naturais da criança como maus comportamentos, como algo terrível que deveria ser estirpado da criança de qualquer jeito”, afirma a psicanalista Elisama Santos, autora dos livros “Por que gritamos?” e “Educação não violenta”. Abaixo, veja um diagrama feito pela especialista com algumas concepções do que os pais pensam que o comportamento inadequado pode significar.


 

Ela explica que comportamentos como chorar e se jogar no chão são esperados em crianças de dois anos, assim como as de quatro anos tendem a fazer oposição aos pais, e um adolescente, a se afastar dos pais.

O que os pais podem não perceber é que por trás do mau comportamento a criança pode estar querendo comunicar algo. "Todo comportamento tem uma causa que vai além das palavras. O sono, o cansaço, a frustração, a vontade de se vingar, a saudade, a tristeza. Em tempo de quarentena, então, quantas emoções estão à flor da pele?", relata Elisama.

Ela diz que seria mais fácil e simples se os filhos comunicassem as suas necessidades com palavras: "Estou com muitas saudades do meus amigos, por isso estou nervoso e impaciente!", ou "O meu irmão chegou e as coisas mudaram aqui em casa, tenho muito medo que você goste mais dele que de mim!". "Mas não é assim que funciona. Eles nos comunicam fazendo o que pedimos que não fizessem, reclamando da comida, da cor do céu e do sabor do suco. A resposta não é óbvia, nem em nós, nem neles", explica. Abaixo, Elisama lista alguns exemplos do que o mau comportamento pode comunicar.

 

Alguns significados do mau comportamento

  • Insegurança e certeza de não ser importante
  • Parte comum do desenvolvimento, algo esperado para a fase /idade
  • Energia mal direcionada. Necessidade de se mover e extravasar a energia
  • Medo, angústia, frustração, ansiedade, saudade, tristeza, decepção ou outro sentimento difícil de lidar.
  • Falta de conexão com os pais, cuidadores ou com o mundo ao redor.
  • Desejo de autonomia.
  • Sono, fome ou alguma necessidade física não atendida.  

A forma de entender o mau comportamento é estar atento aos filhos, orienta Elisama. Não existe uma fórmula, porque cada criança é única e os pais têm de aprender a lidar com as especificidades de seu filho. É essencial, portanto, observá-los, escutá-los e ter curiosidade em entendê-los: "poxa, ele está agindo assim, o que será?".

E se os pais não conseguem entender o filho, Elisama sugere se aproximar dele e falar algo como: “Filho, tenho percebido que você está mais agitado, nervoso e acho que o seu comportamento está querendo me comunicar alguma coisa, você sabe me dizer o que é? Acho que você está com um pouco de medo, ansioso, angustiado. Isso faz sentido para você? Ou a gente pode tentar descobrir juntos o que está acontecendo?”.

No geral, os pais querem descobrir logo o motivo do ocorrido. “Mas não é uma receita de bolo, é algo que exige observar, estar presente e escutar, sair das suas verdades para saber o que a criança precisa. E lembre-se, quando um filho está difícil de amar, é quando mais precisa de amor. E isso se aplica a nós também.", finaliza Elisama.

Leia também:
7 dicas para que os pais tenham mais paciência com as crianças na quarentena
Como lidar com filhos que fazem birra ou ficam agressivos quando são contrariados?


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você