Mundo Cambalhota
Mundo Cambalhota
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Tarefas domésticas para crianças: as mais apropriadas e seus benefícios

Tarefas domésticas para crianças: as mais apropriadas e seus benefícios
Equipe Mundo Cambalhota
dez. 29 - 5 min de leitura
000

Apesar de muitas mamães e papais terem receio em dividir as responsabilidades com os pequenos, as tarefas domésticas para crianças são repletas de benefícios.

Além disso, os pontos positivos se estendem para todo o ambiente familiar, uma vez que, quando todos colaboram com as tarefas domésticas, ninguém se sente sobrecarregado.

Ao participar das tarefas, as crianças passam a entender como as atividades funcionam,  valorizando o processo realizado pelos pais e responsáveis.

Vale destacarmos que as atividades em casa devem ser conciliadas com os momentos de diversão e de estudos.

Aos poucos, de acordo com a idade, incluir as tarefas domésticas para crianças faz com que  essas atividades deixem de representar algo desagradável, para se tornarem parte fundamental para toda a vida dos pequenos.

 

Tarefas domésticas para crianças: recomendações para cada idade

A distribuição das tarefas domésticas para crianças deve ser de acordo com a idade e a fase de desenvolvimento de cada uma.

Só para exemplificar, uma criança de 4 anos está no processo de desenvolvimento e aprendizagem, enquanto um pequeno de 8 anos já conhece noções de responsabilidade e possui mais habilidades cognitivas. 

Assim, preparamos essa lista de tarefas domésticas que a criançada pode fazer em casa de acordo com sua faixa etária. 

2 a 3 anos

A princípio os pequenos já conseguem realizar tarefas simples como guardar seus brinquedos, levar as roupas sujas para o cesto, passar um pano em superfícies baixas e tirar seu prato da mesa.

4 a 5 anos

Nessa idade, você já pode incentivar o seu pequeno a arrumar a mochila da escola, tirar pó de alguns móveis, organizar itens da casa como livros e revistas, regar as plantas, arrumar a cama e acompanhar o preparo de algumas refeições.

Além disso, crie um momento de conexão com o seu pequeno conversando sobre a importância de cuidar da casa, proteger a natureza e a ajudar o coletivo.

6 a 8 anos

Agora os pequenos já têm noção sobre responsabilidade e cuidado. Por isso, você pode estimular atividades que tenham maior importância na rotina familiar.

Por exemplo: esvaziar o lixo do banheiro, ajudar a estender e retirar roupas do varal, varrer e passar pano na casa, ajudar a organizar armários e preparar a mesa para as refeições.

Acima de 8 anos

A partir dos 8 anos as crianças têm mais habilidades motoras e são capazes de desempenhar algumas funções que demandam mais esforço, como assumir a responsabilidade de limpar e organizar o próprio quarto, cuidar do animal de estimação, ajudar a preparar o jantar e manter a rotina de cuidados com a casa.


Embora a rotina cada vez mais corrida seja uma realidade comum, as tarefas domésticas para crianças são uma excelente oportunidade de investir em tempo de qualidade com as pessoas que mais amamos nesse mundo. 

Além disso, incentivar os pequenos a participarem da rotina de cuidados da casa traz benefícios para toda a vida. Confira:
 

Benefícios das tarefas domésticas para crianças


Habilidades para a vida

As tarefas domésticas para crianças vão ajudá-las a desenvolver um conjunto de habilidades que serão úteis para o resto da sua vida. Afinal, todos nós precisamos saber como cuidar do lugar onde vivemos.

Dessa forma, os pequenos aprenderão sobre noções de limpeza, de como cozinhar, de organização, até de compras e de planejamento financeiro. 

 

Valorização do trabalho

Com as atividades da casa, as crianças aprendem sobre a importância de manter o ambiente compartilhado limpo.

Da mesma forma, se não cumprir a tarefa, a criança verá as consequências. Por exemplo, o quarto continuará bagunçado e não terá lugar para brincar. 

Ou seja, os pequenos passam a valorizar a organização e limpeza, uma vez que eles tiveram que se esforçar para realizar as tarefas da casa.

 

Reforça os laços familiares

Apesar de serem tarefas que demandam certo esforço, o tempo em família fortalece a amizade e a cumplicidade, cria valores e contribuem para que seu filho seja uma pessoa melhor na sociedade.

 

Por fim, destacamos que as tarefas domésticas para crianças envolvem aprendizado e afeto e, portanto, meninos e meninas podem e devem ajudar nas tarefas, sem distinção

Além disso, as mamães e os papais devem supervisionar as tarefas, mas sem interferir. Com o tempo, os pequenos vão aprendendo e desenvolvendo maiores habilidades ao executar as atividades da casa.

Uma excelente oportunidade para incentivar o trabalho em equipe e ainda criar momentos de conexão para toda a família.

Inclusive, aqui na Box Cambalhota, nós propomos um novo jeito de aprender em família com o desenvolvimento de caixas com jogos e brincadeiras para crianças a partir de 4 anos.

Por meio de temas que trabalham a curiosidade, nutrição, mindfulness, contação de histórias e muito mais, nós buscamos auxiliar no desenvolvimento saudável do seu filho.

Para isso, também preparamos um material de apoio para os pais, que facilitam esses momentos juntos. Assine agora mesmo ou escolha a sua caixa avulsa!


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você