[ editar artigo]

A importância de aprender sobre diversidade na escola

A importância de aprender sobre diversidade na escola

Você sabe quão diversa é a escola dos seus filhos ou o quanto essa instituição promove discussões sobre diversidade com as crianças? 

O ambiente escolar além de oferecer o aprendizado regular, também é onde os alunos têm a oportunidade de aprenderem mais sobre valores e convívio em sociedade. E por ser um espaço de convivência, as crianças não estão imunes ao preconceito, a discriminação e a intolerância. Por isso, como forma de combater essas questões é importante abordar sobre a diversidade.

A escola é um espaço que propicia o convívio com várias pessoas, o que torna o ambiente ideal para a abordagem que permeia o tema, de forma a incentivar um debate acerca de tolerância, respeito e empatia.

Ao manter um diálogo aberto com as crianças sobre esse assunto, é possível fazer com que aprendam a respeitar as diversidades desde o começo de sua formação. Por isso, a escola também possui um papel essencial ao colaborar para o desenvolvimento de crianças que respeitam a pluralidade.  

Para a educadora infantil, Camila Queres, a diversidade tira as pessoas da zona de conforto, pois faz enxergar o mundo sob outros olhos. 

Ainda segundo a especialista, existe uma uniformidade e padronização que começou nas instituições de ensino. “Há uma certa massificação das aparências, dos desejos e dos planos para o futuro. Como se a cartilha da felicidade fosse uma e passasse necessariamente pela aprovação do outro. Quase como se nossos meninos perguntassem: ‘posso ser eu mesmo?’, ‘posso ser assim?’”, explica. 

 

Como a escola pode lidar com a diversidade?

É fundamental que, além de conhecer a importância de trabalhar de forma efetiva a diversidade com os alunos, a escola também saiba a forma certa de fazer isso. E a primeira preocupação deve ser tratar o assunto com naturalidade e não como um conteúdo específico que precisa ser estudado de forma disciplinar. 

Assim, a recomendação é inserir o assunto de forma sutil nas salas de aula e trabalhar o tema por meio de dinâmicas em grupo, brincadeiras e jogos em que as crianças possam a agir de forma natural e respeitosa.

 

5 pontos importantes sobre a diversidade na educação

Confira alguns apontamentos importantes e que todo educador precisa saber, feitos por Janine Rodrigues, autora e fundadora da Pirapirando, que cocriou junto com a Box Cambalhota, a Box da Diversidade

 

1 - De preferência para usar o termo diversidade e não diferença 

Se alguém diz que o outro é diferente, provavelmente essa pessoa está se colocando no centro da referência e, como sabemos, ninguém é igual a ninguém. Então o ideal é falar em diversidade já que todos e todas são diferentes entre si. 

 

2 - Ninguém dá o que não tem, certo? 

Se acha importante que a criança cresça respeitando o outro, respeitando a diversidade, que tal repensar como você se enxerga e se comporta diante desse tema. Quando lê um livro, assiste uma peça teatral ou pensa em gostos e opiniões, existe diversidade nisso? 

 

3 - Pratique a escuta 

O cotidiano nos apresenta uma série de oportunidades e acontecimentos que dão brecha para falar sobre diversidade com as crianças. Evite fingir que não percebeu ou não ouviu algo desrespeitoso. Fale sobre isso e  ouça como ela se sente. 

 

4 - Intencionalidade 

É muito importante que o tema não seja tratado como exótico, mas como algo natural e valoroso. Então quando, por exemplo, comprar brinquedos, passear, participar de eventos culturais, preste atenção se existe diversidade ali: meninos, meninas, diversas etnias, diversidade estética, cultural, entre outros. 

 

5 - Participe ativamente dos espaços que interagem com a criança 

Muitas vezes surgem eventos que destacam a diversidade e que podem contribuir com sua vivência. Ou, às vezes, sem que o tema seja abordado e isso não é nada bom. Vivemos em sociedade e o que fazemos, seja a curto, médio ou longo prazo, poderá afetar a todos.

 

Se lembre que o mais importante, no final das contas, é manter um diálogo com as crianças. Nada é melhor do que ter a liberdade de conversar abertamente sobre as questões que rodeiam a diversidade e que são importantes para a convivência em sociedade.  

Mundo Cambalhota
Equipe Mundo Cambalhota
Equipe Mundo Cambalhota Seguir

Comunidade colaborativa para conectar pais e profissionais empenhados em desenvolver crianças melhores e mais felizes para o mundo.

Ler conteúdo completo
Indicados para você