Mundo Cambalhota
Mundo Cambalhota
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Autonomia infantil: como estimular a independência das crianças?

Autonomia infantil: como estimular a independência das crianças?
Equipe Mundo Cambalhota
fev. 25 - 5 min de leitura
000

A princípio, a autonomia infantil pode ser um tema complexo de se entender, principalmente porque traz uma reflexão sobre a relação das mamães e dos papais com as crianças.

Isso porque a independência dos pequenos deve ser estimulada desde os primeiros anos de vida. Assim, muitas mamães devem estar pensando: "Eu devo diminuir os cuidados com o meu bebê?".

A resposta é não. Apesar de associarmos à independência dos adultos, que muitas vezes envolve a possibilidade de lidar individualmente com algumas situações, a autonomia infantil não tem relação com o desapego ou diminuição do cuidado.  

Pelo contrário, ela está associada a capacidade de aprimorar a capacidade do seu pequeno a tomar as próprias decisões, mas isso acontece com o apoio e a sabedoria dos parentes mais próximos. 

Pensando nisso, preparamos esse texto especial para conversarmos mais sobre a autonomia infantil. Acompanhe com a gente!

 

O que é autonomia infantil?

A autonomia infantil diz respeito à conscientização da criança sobre a importância das suas decisões para si, para o próximo e para toda a sociedade.

Nesse sentido, a infância funciona como uma fase de preparação para o futuro dos pequenos. Afinal, a fase adulta é cercada por tomadas de decisões, sejam elas no âmbito pessoal ou profissional.

Mas, além de estimular atitudes que promovam a autonomia dos pequenos, é preciso dialogar com eles sobre como as atitudes podem possibilitar a construção de uma vida mais saudável. 

Por exemplo, ao incentivar as crianças a estenderem a própria cama, ensine-a o processo e explique que essa pequena ação promove o bem-estar coletivo e não sobrecarrega os outros membros da família.

Inclusive, as tarefas domésticas com as crianças são uma excelente oportunidade de desenvolver a autonomia dos pequenos e curtir um tempo de qualidade em família.

 

Benefícios da autonomia infantil 

Além de promover um diálogo entre as mamães, os papais e as crianças, a autonomia infantil enriquece o desenvolvimento de habilidades essenciais durante todas as fases da vida. Confira as principais:

 

Autoconfiança

A autoconfiança é a principal habilidade que as crianças independentes desenvolvem. 

Isso porque, durante a descoberta da sua independência, os pequenos exploram e experimentam novas possibilidades por conta própria. Dessa forma, a criança se sente eficiente e capaz de enfrentar qualquer desafio.

Por isso, é muito importante que os responsáveis conversem e apoiem as atitudes de independência dos pequenos. 

 

Expressão Pessoal

Do mesmo modo, a autonomia infantil facilita que as crianças expressem-se melhor com suas atitudes, gestos e palavras.

Ao entender as suas escolhas, a criança se sente mais capacitada para dialogar e explicar o seu ponto de vista. 

 

Liberdade

A oportunidade de escolha das crianças independentes é um dos principais pontos a serem desenvolvidos pelas mamães e papais.

Afinal, a liberdade de experimentação dos pequenos não quer dizer que os responsáveis devam deixá-los de lado

Ao contrário, é importante que os adultos incentivem as escolhas das crianças e, em seguida, conversem sobre as decisões feitas para que elas aprendam sobre a sua responsabilidade.


 

Conheça atitudes simples que ajudam a promover a autonomia infantil

Incentive o autocuidado

Algumas atitudes de higiene pessoal são ideais para incentivar a autonomia infantil! 

Por exemplo, escovar os dentes, amarrar os cadarços, vestir uma roupa limpa, dentre outras atividades,  podem promover o autocuidado e, ao mesmo tempo, a independência das crianças. 

 

Muito diálogo

À medida que a autonomia infantil é trabalhada, o diálogo deve ser cada vez mais trabalhado.

Afinal, os pequenos não vão acertar 100% das vezes e, consequentemente, será preciso lidar com as decisões "erradas".

Mas lembre-se, os pequenos estão aprendendo e uma comunicação violenta só fará com que ele se sinta desmotivado.

Por isso, ao evitar as broncas e dialogar, você pode proporcionar um momento de conexão, afeto e fortalecimento do vínculo familiar.

 

Brinquem juntos

Os brinquedos educativos estimulam a curiosidade, o raciocínio lógico e auxiliam a educar as emoções.

Assim, é possível desenvolver a autonomia infantil através do cumprimento das regras para que eles cheguem até o seu objetivo.

Para isso, os jogos devem ser indicados para a idade e ter assuntos relacionados ao cotidiano de uma maneira lúdica, ou seja, mais leve e dentro de uma linguagem que eles compreendem.

Inclusive, na Box Cambalhota, nós propomos um novo jeito de brincar em família, com o desenvolvimento de caixas com jogos e brinquedos educativos para crianças a partir de 4 anos.

As caixas são temáticas e tratam de diversos assuntos importantes para o desenvolvimento dos pequenos, proporcionando aprendizado através de deliciosos momentos de conexão familiar.

Para isso, também preparamos um material de apoio para auxiliar os pais a reforçarem o vínculo familiar e os laços de amor com os pequenos.  Assine agora mesmo ou escolha a sua caixa avulsa!


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você