Mundo Cambalhota
Mundo Cambalhota
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Box das Emoções: aprenda sobre os sentimentos com muita diversão

Box das Emoções: aprenda sobre os sentimentos com muita diversão
Equipe Mundo Cambalhota
fev. 11 - 6 min de leitura
000

Inicialmente, temos que desmistificar a ideia de que os pequenos não sentem algumas emoções simplesmente por serem crianças. Ao contrário, as emoções fazem parte do dia dos pequenos e merecem total atenção.

Isso porque, quando não validadas, as emoções podem causar egoísmo, agressividade e dificuldade para socializar, por exemplo. 

Além disso, as crianças menores ainda não conseguem assimilar plenamente todos os sentimentos e, em uma situação extrema, a forma de extravasar é por meio do choro.

Dessa forma, ao invés de criticar um comportamento considerado inadequado, você deve sentar e ajudar o seu pequeno a compreender as emoções.

Assim, neste texto vamos descobrir como ajudar as crianças a entenderem e a lidarem com suas emoções. Boa leitura!

 

Emoções Infantis: aprenda a identificar cada sentimento

Além dos sentimentos serem complexos para os pequenos, estamos vivendo um momento de afloramento de algumas emoções incomuns para as crianças.

Por exemplo, a ansiedade de ver os coleguinhas, o tédio em momentos de distração e até mesmo uma certa melancolia sem motivo aparente.

Para te ajudar a trabalhar as emoções com as crianças, destacamos alguns sentimentos do nosso material de apoio da Box das Emoções

 

Alegria 😁

É o motor que nos move! Sua função é expressar acontecimentos desejáveis. Usamos o sorriso, o abraço e a vibração. A alegria é colorida!

 

Tristeza 😞

Apesar de não ser uma emoção esperada, a tristeza é necessária pois causa mudanças, sem a tristeza não existiria a alegria. Sua função é a manifestação de cuidado e atenção. 

O mundo fica em preto e branco e volta ao colorido!

 

Medo 😰

Ele faz com que busquemos proteção. Ele congela e paralisa. Ficamos gelados no primeiro momento e depois buscamos a ação de proteção. 

Além disso, o medo proporciona desafios e superação. E, se bem manejado ao enfrentamento, promove a coragem.

 

Raiva 😡

Ela é a nossa arma de defesa. Mostramos o que sentimos e os limites. É difícil lidar com ela pois se confunde com a tristeza, que também pode ser expressa via raiva.

Ao passo que é um sentimento mais difícil para as crianças lidarem, é preciso ajudá-las a expressar com muita regulação. 

 

Nojo 🤮

Ele nos ajuda a entender o que pertence ou não ao nosso mundo. Aprendemos a dizer NÃO ao que nos causa estranheza.

Acima de tudo, sua função é a proteção da contaminação.

 

Agora, após conseguirmos nomear e entender as nossas emoções mais básicas, vamos conversar um pouquinho sobre Educação Emocional.


O que é Educação Emocional?

Primordialmente, a Educação Emocional é um processo educativo direcionado a conhecer, nomear as emoções e reconhecer as informações que elas podem transmitir sobre nós. 

Segundo essa proposta, as emoções são classificadas em dois grupos: as agradáveis e as desagradáveis de sentir. 

A questão essencial da atividade promove a normalização dos sentimentos considerados indesejáveis, como a raiva e a tristeza, por exemplo. Afinal, todos seres humanos estão passíveis de sentir qualquer emoção. 

Dessa forma, destacam-se as seis emoções básicas: amor, alegria, tristeza, raiva, medo e nojo. De um lado, as agradáveis: o amor e a alegria; do outro, as desagradáveis: a raiva, o medo, a tristeza e o nojo.

Essas emoções devem estar presentes no funcionamento de qualquer ser humano, oscilando entre menos e mais intensas. 

Neste sentido, a regulação emocional entra como uma ferramenta de apoio à Educação Emocional. 

À medida que nós e as crianças conhecemos as nossas emoções, podemos regular sentimentos potencializados e voltarmos ao estado mediano, o qual chamamos de bem-estar. 

 

Vamos aprender sobre os sentimentos com muita diversão? Conheça a Box das Emoções!

A Box das Emoções é uma cocriação do Time da Box com as psicólogas Monica Vagliati e Anne Lacerda, para vocês se divertirem enquanto aprendem sobre a identificação e a importância do acolhimento das emoções na família.

Juntamente com o material de apoio que citamos ao longo do texto, a Box das Emoções contém três jogos especiais para a família falar sobre as suas emoções de uma maneira leve e divertida:

  • Viagem das emoções - O jogo de tabuleiro foi criado com o objetivo de incentivar o reconhecimento das emoções. Mediante situações ocorridas em uma viagem de família, os participantes precisam usar diferentes estratégias para lidar com os sentimentos que surgem nas ocasiões. 

  • Que emoção sou eu? - Esse jogo muito divertido ajuda os pequenos a desenvolverem a imaginação e a relacionarem as emoções com situações vividas. Além disso, é um ótimo recurso para falar sobre os sentimentos brincando e, também, para trabalhar o autoconhecimento.

  • Almofadinha das Emoções do Cambalhota:  a criança poderá usá-la para identificar o que está sentindo e compartilhar isso com seu mascotinho,

 

  • Soltem a Imaginação! - Criem suas próprias regras e histórias envolvendo as emoções e divirtam-se! 

 


Aqui na Box Cambalhota, oferecemos caixas contendo jogos e brincadeiras para crianças a partir de 4 anos para proporcionar momentos de união e diversão em família. 

Por meio de temas que trabalham a curiosidade, nutrição, mindfulness, contação de histórias e muito mais, nós buscamos auxiliar no desenvolvimento saudável do seu filho. 

Para isso, também preparamos um material de apoio para os pais, que facilitam esses momentos juntos. Convidamos você para conhecer nossos planos de assinatura ou escolher a sua caixa avulsa!


 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você