[ editar artigo]

Brincar é essencial para a saúde e desenvolvimento das crianças

Brincar é essencial para a saúde e desenvolvimento das crianças

Você tinha ideia de que brincar ajuda a fortalecer o sistema imunológico, estimula a criatividade e melhora a coordenação motora dos pequenos?

As brincadeiras fazem parte da infância, especialmente as que são ao ar livre. Porém, com a perda de áreas externas seguras, tempo excessivo de tela e aumento de atividades estruturadas, as crianças têm cada vez menos tempo para brincar livremente. 

Por meio do brincar, os pequenos conseguem expandir habilidades em várias áreas do desenvolvimento infantil, como a cognitiva, a física, de comunicação e as sociais e emocionais.

E de acordo com Ana Carolina Thomé, pedagoga especialista em Educação Lúdica e coordenadora do Ser Criança é Natural/Instituto Romã, “quando as crianças brincam em um ambiente natural, elas desenvolvem muito sua motricidade, a linguagem e a criatividade. O contato com a terra, a textura dos alimentos, o cheiro de chuva, uma tampa de panela, as cores das tintas, o peso das coisas. O universo de exploração é enorme, e a descoberta deles é sempre uma vitória para a família também”, explica. 

 

5 benefícios da brincadeira livre para a saúde

Como já se sabe, brincar é considerado algo natural para as crianças, além de ser divertido, estimula e acelera o desenvolvimento. Dessa forma, muitos são os benefícios da brincadeira livre para os pequenos. 

Confira os 5 principais benefícios da brincadeira para a saúde e desenvolvimento dos pequenos. 

 

1. Deixa a criança mais forte 

Ao brincar no chão ou na areia, colocar a mão ou brinquedos na boca, a criança tem contato com microorganismos que são importantes para o sistema imunológico. 

A partir desse momento, o organismo do pequeno acaba criando anticorpos e entende como funcionar e como se defender corretamente, aumentando as defesas para futuras infecções. 

 

2. Garante níveis adequados de vitamina D 

A deficiência de vitamina D, tão importante para os ossos, o sistema imune e até o desenvolvimento cerebral é muito comum tanto em crianças quanto em adultos. 

E uma das principais causas disso nos pequenos é o fato de passarem mais tempo em ambientes fechados e não serem expostos à luz solar, responsável por produzir esse nutriente. 

Por isso, é importante levar as crianças para brincar ao ar livre e para fazer isso com segurança, prefira horários antes das 10h e após as 16h30. 

 

3. Reduz o sedentarismo 

Atividades como pega-pega, esconde-esconde ou nadar estimulam a movimentação e precisam ser incentivadas pelos pais desde cedo. 

Assim, os pequenos já se acostumam ao exercício, evitando uma vida sedentária. Além de prevenir vários problemas de saúde como obesidade e doenças cardiovasculares. 

 

4. Aprimora os sentidos 

Visão, audição, olfato, paladar e tato: cada um dos nossos cinco sentidos precisa ser estimulado para funcionar corretamente. E as brincadeiras são uma ótima maneira de fazer isso. 

Segundo o pediatra Anthony Wong, diretor do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), “ao brincar, você aguça a sua percepção do ambiente e torna os seus reflexos visuais e auditivos mais rápidos e precisos”, diz especialista. 

 

5. Impulsionar a criatividade 

Os aparelhos eletrônicos ou brinquedos de alta complexidade não são a melhor escolha para o desenvolvimento cognitivo das crianças. 

As atividades que proporcionam o cognitivo são exatamente aquelas mais simples, como desenhar ou pintar, pois são brincadeiras que incentivam os pequenos a adquirirem novas habilidades e tornarem-se mais criativos. 

 

O melhor estímulo mesmo é deixar os pequenos livres para brincar, descobrir e sentir. Os papais e mamães sabem como ninguém que o melhor para seus filhos é compartilhar as primeiras experiências, fortalecendo o vínculo.

Mundo Cambalhota
Equipe Mundo Cambalhota
Equipe Mundo Cambalhota Seguir

Comunidade colaborativa para conectar pais e profissionais empenhados em desenvolver crianças melhores e mais felizes para o mundo.

Ler conteúdo completo
Indicados para você