Blog

- 26/06/2020

Brinquedos educativos e sua importância no desenvolvimento infantil

Foi-se a época em que se pensava que as brincadeiras eram apenas um passatempo para as crianças. Dentre jogos e brinquedos educativos, elas são, na verdade, uma atividade essencial para o desenvolvimento infantil. Vamos pensar sobre um exemplo básico: parece bobeira observar um bebê balançar um chocalho e se divertir com o som que ele […]

criança com brinquedos educativos

Foi-se a época em que se pensava que as brincadeiras eram apenas um passatempo para as crianças. Dentre jogos e brinquedos educativos, elas são, na verdade, uma atividade essencial para o desenvolvimento infantil.

Vamos pensar sobre um exemplo básico: parece bobeira observar um bebê balançar um chocalho e se divertir com o som que ele produz, não é mesmo? 

Mas, enquanto para nós, adultos, essa é uma tarefa muito simples, para ele é um mundo de descobertas sobre sons, movimentos e até sobre a relação de causa e efeito. 

Isso porque as crianças precisam desses desafios sensoriais para começarem a aprender desde o nascimento. 

Então, conforme elas crescem, essas atividades resultam em novas habilidades e competências mentais, que são importantes para o desenrolar da vida adulta.

Por isso, neste artigo, nós vamos abordar o papel do brinquedo educativo nesse processo e como ele influencia no aprendizado sensorial, emocional e lógico dos pequenos. Continue a leitura para conferir!

Como os brinquedos educativos impactam no desenvolvimento infantil?

Segundo o Portal Novos Alunos, para o psicólogo francês Jean Piaget existem quatro estágios de desenvolvimento infantil que são impactados pelas atividades realizadas pelas crianças, inclusive as brincadeiras. São eles:

  • inteligência sensório-motora: 0 a 2 anos;
  • pré-operatória: de 2 a 7 anos;
  • operatória concreta: de 7 a 12 anos;
  • operatória formal: a partir dos 12 anos. 

Cada uma dessas etapas exige que novas habilidades sejam desenvolvidas a partir das necessidades dos pequenos e de estímulos específicos

Dessa forma, do chocalho que incentiva a audição e o tato, a criança passa para a dança, o pique-esconde, os desenhos e diversas outras formas de brincar que acompanham seu amadurecimento.

Piaget acreditava que esse desenvolvimento era linear. Ou seja, que uma nova capacidade só começava a ser trabalhada quando outra estivesse completa. 

Porém, ainda de acordo com o Portal Novos Alunos, muitos estudos atuais defendem que essas etapas, na realidade, são adaptáveis aos níveis de compreensão de cada criança.  

Ensinamentos preciosos para a vida toda

Sendo assim, a partir dessa visão de Piaget sobre o aprendizado infantil, podemos ver que os brinquedos educativos impactam em diversos aspectos cognitivos das crianças, como:

  • o desenvolvimento motor, desde os gestos mais simples até a habilidade de jogar bola, por exemplo;
  • o entendimento da relação de causa e efeito, que mostra que determinado movimento em um brinquedo gera uma reação;
  • o desenvolvimento de habilidades sociais, por meio da interação e compartilhamento de brinquedos com outras crianças;
  • e a aquisição de linguagem, que ajuda a desenvolver o imaginário infantil, a criação de histórias e o processo de alfabetização.

Mas essa, é claro, é só a ponta do iceberg. Os brinquedos educativos estimulam a curiosidade para a descoberta de um novo mundo, o raciocínio lógico e também ajudam a educar as emoções.

Essas brincadeiras podem, inclusive, tratar de temas do dia a dia das crianças e facilitar a compreensão da importância da boa alimentação e das atividades físicas, por exemplo, para que elas criem uma nova rotina enquanto se divertem.  

Pode apostar que esses conhecimentos irão auxiliar muito no crescimento delas e influenciar positivamente por toda a vida.

Os brinquedos educativos também ajudam na conexão familiar

Mas não é só no desenvolvimento individual que os brinquedos educativos impactam. Eles também estimulam muito a convivência familiar e a criação de novos hábitos entre pais e filhos.

Afinal, quando a família se junta à mesa para um jogo de tabuleiro, por exemplo, todos ficam imersos naquele momento e isso facilita a criação de vínculos por meio do tempo de qualidade com os pequenos.

Se os jogos forem temáticos, melhor ainda! É possível, então, abordar assuntos relacionados ao cotidiano deles de uma maneira mais leve e dentro de uma linguagem que eles compreendem

É válido lembrar também que neste período de quarentena, esses momentos de união são ainda mais importantes e diversas atividades podem ser feitas em casa para estimular o aprendizado das crianças.

Aqui na Box Cambalhota, nós propomos um novo jeito de se divertir em família com o desenvolvimento de caixas com jogos e brinquedos educativos para crianças a partir de 4 anos.

Por meio de temas que trabalham a curiosidade, nutrição, mindfulness, contação de histórias e muito mais, nós buscamos auxiliar você a reforçar ainda mais esse laço de amor e cuidado com seu filho.

Para isso, também preparamos um material de apoio para os pais, que facilita esses momentos juntos. Assine agora mesmo ou escolha a sua caixa avulsa!

Banner para assinatura box Cambalhota no artigo "Tempo com os filhos"


cambalhota

Time Cambalhota

A sintonia do nosso time é tanta, que em muitos casos os textos são desenvolvidos a 4, ou até mesmo, 6 mãos. Nesses casos assinamos como Cambalhota, nosso mascote mais que especial. Esperamos que tenham gostado do texto. Se sim, deixem um comentário pra gente! Críticas e sugestões também são super bem-vindos. Obrigada! Um beijo, Carol, Adriana e Valéria - Sócias-fundadoras da Box e Mundo Cambalhota

Receba nossas novidades por e-mail