Mundo Cambalhota
Mundo Cambalhota
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Crianças, já para a cozinha!

Crianças, já para a cozinha!
Canguru News
abr. 12 - 5 min de leitura
000

Você já expulsou as crianças da cozinha alegando que elas iriam fazer bagunça na hora do preparo de receitas? Pois há quem recomende justamente o contrário. Convidar as crianças para fazer um bolo, biscoitos ou mesmo um prato especial pode favorecer a criação de boas memórias em família, além de contribuir para fortalecer o vínculo afetivo com os pais ou outros familiares que estiverem participando da atividade. "Envolver a criança nas tarefas da cozinha – desde a compra dos alimentos até o preparo de alguma receita – é um dos fatores determinantes para criar bons hábitos alimentares ainda na infância e impactar a forma como essa criança vai se alimentar na idade adulta", afirma a nutricionista materno-infantil da Liga da Cozinha Afetiva, Flávia Montanari.

A Liga foi criada por quatro mulheres – uma chef de cozinha, uma nutricionista e duas pediatras, todas mães e apaixonadas por culinária, ciência e afeto – que buscam reaproximar as pessoas do alimento e do ato de cozinhar. No ano passado, elas lançaram um e-book – Essência: Medicina do Estilo de Vida e Culinária Afetiva – para desmistificar os paradigmas em torno da dificuldade de cozinhar, aliando dicas práticas e também técnicas. Para as autoras do livro, esse é um trabalho que deve ser iniciado desde cedo com as crianças. A seguir, Flávia Montanari lista cinco bons motivos para incentivar o chef de cozinha que existe em cada criança.

5 motivos para envolver as crianças no preparo de receitas

1. Estimular a alimentação saudável: pelo fato de manter uma ligação direta com o alimento enquanto estiver fazendo as atividades, como a escolha dos ingredients e a sua preparação, esse processo estimula a criança a provar novos sabores.

2. Aperfeiçoar os sentidos: ao tocar os alimentos, a criança vai sentir sua forma, textura, temperatura e aroma. Ao provar o que ela ajudou a preparar, deve ser incentivada a comer devagar, percebendo todos os sabores e texturas na boca.

3. Melhora da coordenação motora: Flávia conta que pequenos gestos, como lavar um alimento ou utensílio, misturar os ingredientes e cortar o ingrediente sob supervisão do adulto são atividades que estimulam as habilidades manuais.

4. Organização e paciência: precisamos dessas duas características na vida adulta e ela pode ser treinada na cozinha. Afinal, é preciso ter todos os ingredientes e utensílios separados para poder fazer uma receita, esperar o tempo de cocção e até de esfriar para podermos comer.

5. Fortalecer vínculos afetivos: todo mundo lembra, com saudade, de alguma comida gostosa da infância. Passar momentos com os filhos na cozinha é uma maneira de estreitar os laços familiares e criar essas memórias afetivas que são tão significativas.

Flávia ressalta que "cozinhar com as crianças permite que elas conheçam a história da família por meio de receitas passadas de geração em geração e também por estarem juntos à mesa, transmitindo valores e conversas". Ela destaca que ao levar as crianças para a cozinha – sempre com a supervisão de um adulto – é importante saber que cada faixa etária tem uma dinâmica diferente nesse espaço. Veja abaixo orientações específicas para cada idade.

A dinâmica na cozinha para cada faixa etária

Menores de dois anos: Tem uma participação menos ativa, mas não menos importante. Enquanto estiver preparando alguma receita, sempre que possível, deixe o seu filho no cadeirão para lhe observar cozinhando e poder sentir os aromas espalhados pela casa. Permita que ele toque, amasse, experimente os alimentos. Dê a ele, utensílios para estimular a coordenação motora desde cedo.

Dois a três anos: Com o aprendizado da fala, o diálogo deve estar sempre presente, portanto, explique sobre os alimentos e os benefícios para seu filho. O contato com o alimento é necessário. Para algumas receitas, é possível já misturar alguns ingredientes.

Três e seis anos: Misturar os ingredientes, amassar, esticar com o rolo, untar a forma, limpar a mesa e a bancada são exemplos de atividade que podem ser feitas na cozinha.

A partir dos sete anos: Todas as atividades anteriores, além de manusear alguns utensílios, como o liquidificador, lavar a louça e
colocar a mesa podem ser realizadas por esta faixa etária.

Leia também:

Momentos em Família: 5 efeitos positivos

Crianças em casa: 10 atividades para entreter os pequenos
Rita Lobo fala sobre os benefícios do ato de cozinhar


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você