Mundo Cambalhota
Mundo Cambalhota
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

É possível ensinar as crianças a serem organizadas desde cedo?

É possível ensinar as crianças a serem organizadas desde cedo?
Equipe Mundo Cambalhota
ago. 20 - 4 min de leitura
000

Como é a relação dos seus filhos com a organização dos brinquedos? É fácil contar com a ajuda deles ou não?

Toalha molhada em cima da cama, brinquedos espalhados pela casa, material escolar na mesa de jantar, sapatos fora do lugar, essas cenas podem ter se tornado tão cotidianas que você nem liga mais. Porém, é sempre bom relembrar ou ensinar os bons hábitos da organização para seus filhos. 

E de acordo com a Rosângela Aparecida Cemino Moura, doutora em Psicologia da Educação pela PUC-SP, “ensinar crianças e adolescentes a ter mais cuidado com a casa onde vivem os ajuda a desenvolver valores, competências e habilidades para a vida”, explica.

Em muitas famílias, a mãe está tão acostumada a ficar em função da organização da casa que acaba não incentivando os pequenos a ajudarem nas tarefas. O que pode ser muito ruim para sua autonomia.

Além disso, a falta de introdução à organização desde cedo pode os impactar na vida adulta. Eles podem se transformar em adultos que não conseguem assumir compromissos e responsabilidades, além de também não conseguirem planejar e perseguir objetivos.

 

6 dicas para a organização infantil 

Agora que você já sabe a importância da organização na vida das crianças, confira algumas dicas simples para colocar em prática durante a rotina em casa.

 

1 - Estabeleça limites

É necessário saber o quanto cobrar da criança, porque nenhum excesso é bom, então, pegar muito no pé com um perfeccionismo exagerado não é o melhor caminho. 

Ainda assim, é importante que os pequenos tenham um mínimo de organização e disciplina com as suas coisas, e também, com as do restante da família. 

 

2 - Ajude a planejar a organização

Uma ótima dica de organização é planejar antes quais tipos de materiais e objetos serão necessários para cada tipo de tarefa. Se a ideia é organizar a bagunça do quarto, sugira que seu filho use caixas organizadoras para guardar livros, brinquedos e miudezas. Assim a tarefa fica bem mais fácil!

 

3 - Mostre como arrumar

A partir dos dois anos, as crianças já podem ajudar em algumas organizações. Já com oito anos, elas são capazes de fazer tudo sozinhas. Então, sempre incentive os pequenos desde cedo a criar hábitos responsáveis dentro de casa. 

Ensine a dobrar suas próprias roupas, a arrumar a cama e também como organizar o armário. Assim, ajudar em casa não será uma obrigação para eles, será algo natural e prazeroso.

 

4 - Estabeleça uma rotina

É importante que os limites estabelecidos sejam bem claros, e que isso faça parte da rotina diária. Assim, estabeleça o horário de dormir, tempo do banho, tempo para ficar no telefone, ver TV, entre outros.

 

5 - Você é o modelo

Se você não é nem um pouco organizado e deixa tudo jogado pela casa, não vai adiantar nada pegar no pé do seu filho para que ele faça as coisas de um jeito diferente. Faça também a sua parte que seu filho se espelhará em você.

 

6 - Torne as tarefas mais divertidas

Crianças pequenas podem ser convencidas a realizar tarefas quando dermos algum toque lúdico a elas. O cesto de roupa suja pode ser uma cestinha de basquete, por exemplo, e a criança brinca de jogar a roupa fazendo cestas. Existem diversas possibilidades. Coloque-se no lugar do seu filho e imagine o que poderia ser feito para tornar a tarefa mais legal.

 

Uma boa organização permite que a criança viva em um ambiente tranquilo e com liberdade, e quando ela entende a importância de manter a arrumação tudo fica mais fácil. O mais importante é ir introduzindo aos poucos e como sendo parte da rotina.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você