[ editar artigo]

Empatia em crianças: qual a sua importância e como promovê-la?

Empatia em crianças: qual a sua importância e como promovê-la?

A empatia em crianças é um tema que precisa ser trabalhado desde cedo. Você já deve ter escutado a frase: "não devemos julgar o outro sem antes o conhecê-lo". Essa frase diz respeito à empatia.

Em resumo, a empatia é a capacidade de estar ciente dos sentimentos dos outros e imaginar como seria estar no seu lugar, na sua posição. Assim, esse sentimento pode ser ensinado e desenvolvido nas crianças. 

Bem como as  habilidades cognitivas e as experiências de vida se desenvolvem com o tempo, colocar-se no lugar próximo pode ser trabalhado com atividades lúdicas e em família.

Dessa forma, hoje conversaremos mais sobre a importância da empatia em crianças e como promovê-la em seu dia a dia. Boa leitura!

 

A importância da empatia em crianças

Nos primeiros anos de vida, as crianças são naturalmente egocêntricas e muito inclinadas a pensar somente em si mesmas e em suas necessidades. 

Como a família atende suas necessidades quase de imediato, os pequenos não têm atenção com as necessidades e os sentimentos dos outros.

No entanto, construir uma compreensão do que os outros estão sentindo e como suas próprias ações podem impactar os outros é uma habilidade valiosa para toda a vida das crianças.

Só para exemplificar, listamos alguns benefícios relacionados a empatia em crianças: 

  • Encoraja a tolerância e aceitação dos outros;

  • Promove a harmonia social e pode reduzir a probabilidade de bullying;

  • Aumenta a capacidade de compreender os outros, como a família e os colegas de classe;

  • Melhora a capacidade para lidar com conflitos.

Em suma, a empatia em crianças é essencial para construir relações mais fortes e acolhedoras, seja com a família ou com amigos. 

 

Como desenvolver a empatia em crianças? 

1. Ser um exemplo de empatia 

É certo que as crianças modelam-se em nossas atitudes e características. Por isso, o primeiro passo para desenvolver a empatia começa por você

Dessa forma, eles aprendem a empatia observando-nos e experimentando a preocupação que temos com eles. 

Assim, eles desenvolvem vínculos de confiança essenciais para que eles adotem nossos valores e comportamentos de cuidado com o próximo. 

No entanto, as crianças também aprendem observando a maneira que tratamos e lidamos um com o outro. 

Por exemplo, eles perceberão se tratarmos um gari de maneira antiética e, provavelmente, agirá da mesma forma em outras situações. 

Quanto mais as crianças recebem empatia, maior a probabilidade de oferecê-la a outras pessoas.

 

2. Ofereça oportunidades para elas praticarem a empatia

Aprender a empatia requer prática e orientação. Portanto, é importante que os responsáveis apresentem perspectivas e circunstâncias para que elas consigam realmente se colocar no lugar do próximo.

Uma boa prática da parentalidade consciente e que auxilia no desenvolvimento da empatia em crianças são as reuniões de conversa em família.

Desse modo, quando houver uma novidade ou desafios familiares, proponha uma noite de diálogo em família e incentive-os a assumir a perspectiva de outros membros da família. 

Além disso, ouça atentamente as opiniões dos pequenos e reitere a importância de escutar outros pontos de vista sobre o mesmo tema. 

Ao mesmo tempo, incentive a empatia com os amigos, pergunte às crianças sobre os seus coleguinhas e como eles estão se sentindo.

 

3. Fale sobre as emoções

Ao invés de suprimir os sentimentos, promova diálogos em que você e o seu pequeno falem abertamente sobre as emoções.

Por exemplo, explique que determinada circunstância deixou você triste e nomeie as sensações que sentiu para que o pequeno possa compreender o seu lado, ou seja, observar com empatia. 

No entanto, essa conversa não deve ser uma forma de culpabilizar o próximo, mas expressar os seus sentimentos e também compreender as emoções das crianças.

Por isso, nomear as emoções com as crianças pode gerar uma aproximação e o sentimento de empatia.

Já que compreender seus próprios sentimentos é um primeiro passo importante para compreender os sentimentos dos outros.

 

Desenvolva a empatia com muito aprendizado e diversão! Conheça a Box das Emoções!

Além dos sentimentos serem complexos para os pequenos, estamos vivendo um momento de afloramento de algumas emoções incomuns para as crianças.

Por exemplo, a ansiedade de ver os coleguinhas, o tédio em momentos de distração e até mesmo uma certa melancolia sem motivo aparente.

Para te ajudar a trabalhar as emoções com as crianças, em cocriação com as psicólogas Monica Vagliati e Anne Lacerda, o Time da Box criou a Box das Emoções

Juntamente com o material de apoio que citamos ao longo do texto, a Box das Emoções contém três jogos especiais para a família falar sobre as suas emoções de uma maneira leve e divertida:
 

Viagem das emoções

Mediante situações ocorridas em uma viagem de família, os participantes precisam usar diferentes estratégias para lidar com os sentimentos que surgem nas ocasiões. 

 

Que emoção sou eu?

Esse jogo muito divertido ajuda os pequenos a desenvolverem a imaginação e a relacionarem as emoções com situações vividas. Além disso, é um ótimo recurso para falar sobre os sentimentos brincando e, também, para trabalhar o autoconhecimento.

 

Almofadinha das Emoções do Cambalhota

A criança poderá usá-la para identificar o que está sentindo e compartilhar isso com seu mascotinho.

 

Soltem a Imaginação!

Criem suas próprias regras e histórias envolvendo as emoções e divirtam-se! 

 

Aqui na Box Cambalhota, oferecemos caixas contendo jogos e brincadeiras para crianças a partir de 4 anos para proporcionar momentos de união e diversão em família. 

Por meio de temas que trabalham a curiosidade, nutrição, mindfulness, contação de histórias e muito mais, nós buscamos auxiliar no desenvolvimento saudável do seu filho. 

Para isso, também preparamos um material de apoio para os pais, que facilitam esses momentos juntos. Convidamos você para conhecer nossos planos de assinatura ou escolher a sua caixa avulsa!

Mundo Cambalhota
Equipe Mundo Cambalhota
Equipe Mundo Cambalhota Seguir

Comunidade colaborativa para conectar pais e profissionais empenhados em desenvolver crianças melhores e mais felizes para o mundo.

Ler conteúdo completo
Indicados para você