Mundo Cambalhota
Mundo Cambalhota
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Método montessoriano: o que é e como funciona sua aplicação no lar?

Método montessoriano: o que é e como funciona sua aplicação no lar?
Equipe Mundo Cambalhota
mai. 21 - 4 min de leitura
000

Você já ouviu falar do Método Montessoriano? Sabe como aplicar a técnica na sua casa? Confira as dicas que a Box Cambalhota separou para você.

O método montessoriano foi desenvolvido por Maria Montessori, médica e pedagoga, a partir da observação do comportamento de crianças em diversos ambientes. O objetivo dessa técnica é colaborar para o desenvolvimento da vida dos pequenos, de forma integral e profunda.   

De acordo com o método, o mais importante não é o material ou a prática, mas a liberdade para que a criança seja observada e compreendida. 

Sendo assim, o método Montessori, com a observação e compreensão da fase em que a criança está, ajuda a proporcionar o ambiente adequado e os materiais mais interessantes para que ela possa se desenvolver por seu próprio esforço, no seu ritmo e seguindo seus interesses.  

Para a Fundadora e Diretora da Associação Brasileira de Educação Montessori (ABEM), Talita de Oliveira Almeida, “educar na primeiríssima infância, significa colocar como ponto central desta vivência a própria criança valorizada na sua unidade e diversidade, desejando proteção e independência, exploradora ativa dos espaços, dos objetos, das relações afetivas”, afirma. 

A psicopedagoga e Doutora em Educação, Edna Tavares, também defende o uso do método montessoriano. “É muito interessante do ponto de vista pedagógico porque faz a interação da criança o tempo todo com o meio onde ela está. Cada uma assume a sua responsabilidade dentro da sala de aula. Uma sala montessoriana providência muitos objetos para o contato, como bonecas de todas as cores para estimular a questão das diferenças, objetos como uma árvore pequena, tudo isso para estimular e desenvolver esse aprendizado com a natureza”, explica.

 

Quais são as características da educação montessoriana?

A pedagogia montessoriana possui seis pilares educacionais, que são:

  • Autoeducação

Por meio de ambiente e materiais adequados há o desenvolvimento natural da criança.

  • Educação como ciência

Processo educativo baseado no método científico para compreender a criança e o ambiente.

  • Educação Cósmica

Cosmos significa ordem, por isso, acredita-se que o educador deve organizar o modo de levar o conhecimento à criança.

  • Ambiente Preparado

O local destinado à criança deve ser preparado para promover o seu desenvolvimento global. 

  • Adulto Preparado

Deve ser observador e interferir o mínimo possível, fornecendo o ambiente e a assistência necessários para que a criança realize sozinha tudo que estiver ao seu alcance.

  • Criança Equilibrada

Um indivíduo empático e calmo, com habilidade de se concentrar, com autoestima elevada para realizar suas habilidades e autocontrole para lidar com pessoas e coisas.

 

4 dicas para aplicar o Método Montessori

Confira algumas ideias que separamos para você começar a implementar esse método na sua casa, mas existem várias outras práticas interessantes

1. Permita a autonomia da criança 

Deixe que a criança aprenda a calçar os sapatos e escovar os dentes sozinha. A melhor recompensa que se pode ter quando se consegue realizar a atividade é a aprendizagem.

2. Móveis adaptados

Prepare o ambiente da sua casa para que seu filho consiga criar independência e autonomia, como utilizar móveis adaptados à altura das crianças. Uma estante baixa, por exemplo.

3. Brincadeiras recomendadas

As brincadeiras mais interessantes são aquelas relacionadas à vida prática, como construir, cheirar, sentir, pegar. Essas são tarefas básicas que os pequenos devem experimentar. 

4. Respeite o ritmo de cada criança

Não deve apressar uma fase ou alguma atividade que a criança esteja realizando. O importante é observar se ela faz seus próprios progressos e aproveita os momentos de aprendizado para aguçar a curiosidade em descobrir o mundo.

 

E você já pensou em aderir esse método na sua casa?

Essa metodologia tem ganhado vários adeptos nos últimos anos, já que se mostra muito eficaz e proporciona diversos benefícios devido ao respeito das fases e necessidades dos pequenos.

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você