Mundo Cambalhota
Mundo Cambalhota
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Parentalidade positiva: o que é e como usar em ações do cotidiano

Parentalidade positiva: o que é e como usar em ações do cotidiano
Equipe Mundo Cambalhota
jun. 25 - 5 min de leitura
000

Você sabe o que é a parentalidade positiva e a importância da metodologia na criação e desenvolvimento das crianças? 

O conceito de disciplina positiva ou parentalidade positiva foi concebido pela terapeuta Jane Nelsen na década de 80, possuindo como base as teorias da psiquiatria e psicologia elaboradas pelos austríacos Alfred Adler e Rudolf Dreikurs.

Nessa metodologia, a educação infantil é pautada na firmeza e também na gentileza, sem o uso de punições ou agressões físicas e verbais.

Dessa forma, a parentalidade positiva se embasa no respeito mútuo na relação entre pais e filhos, sempre prezando por uma educação construtiva. Sendo o comportamento parental orientado por firmeza, empatia e generosidade.

A filosofia possibilita aos pais olhar para seus filhos com mais humanidade, como indivíduos em desenvolvimento e que, por isso, necessitam de orientações e não comandos. O grande propósito é promover a formação da criança através da capacitação e do reconhecimento, estabelecendo limites e sem o uso de violência. 

Assim, para colocar a parentalidade positiva em prática é preciso esquecer os velhos paradigmas da educação, como o castigo e a autoridade. E se voltar para a observação e conhecimento do comportamento infantil para então conseguir oferecer meios para que os pequenos se desenvolvam e aproveitem todo o potencial de aprendizagem, com afetividade mas sem permissividade. 

Segundo a educadora Lua Barros, que estuda parentalidade positiva, "o afeto conduz todas as nossas ações. Quando nos regemos pelo afeto, tiramos qualquer ponto de violência na relação. Conduzir o comportamento da criança com firmeza e respeito é colocar essa autoridade sem autoritarismo", afirma a profissional.

 

Parentalidade positiva X punitivismo 

Apesar da parentalidade positiva permitir que as crianças assumam pequenas responsabilidades e determinadas tomadas de decisão, de acordo com a idade, é preciso esforço e dedicação por parte dos pais. No entanto, isso não significa uma ausência de limites para os filhos dentro dessa disciplina.

Para o psicólogo Alexander Bez, especialista em relacionamentos pela Universidade de Miami, diferente do que acontece no ambiente familiar que utiliza da educação punitiva, a disciplina positiva considera os limites como algo saudável e que devem ser estabelecidos, mas sem o uso de um comportamento ditatorial, imposições severas baseadas em castigos ou discursos de intolerância. 

Enquanto a criação rígida é usada por pais fechados ao diálogo, na educação positiva o que importa é uma comunicação construtiva e aberta, com base no respeito e no entendimento das diferenças. 

O psicólogo reforça que “‘na educação punitiva os pais se tornam controladores do comportamento da criança, que é ensinada e educada pelo medo, por ameaças e até mesmo por meio de dores físicas e emocionais. Já na parentalidade positiva deixamos claro para o filho que mesmo quando existe o erro ele é amado e respeitado”, afirma.

E como colocar a parentalidade positiva em prática?

Na prática, é necessário usar algumas estratégias para aplicar essa filosofia na rotina com os filhos, como conhecer a personalidade da criança e respeitar seus sentimentos, impor limites com empatia e disciplinar sem castigar. 

Todas essas ações são norteadas por alguns alicerces que sustentam a parentalidade positiva e precisam ser considerados, que são a segurança, a felicidade, a comunicação, os limites, as necessidades físicas, a fase de desenvolvimento e as emoções. 

Confira também 5 dicas que a Box Cambalhota separou para você e que podem ser aplicadas no dia a dia:

1 - Na bronca

Evite xingamentos quando seu filho fizer algo que te desagrada. Prefira explicar o porquê da atitude estar errada, sem apontar a criança como razão do problema. 

2 - Nas dúvidas 

Não fuja de perguntas que não sabe ou não quer responder, sempre faça um esforço e diga que não sabe, mas que vai procurar sobre o assunto.

3 - Nos desafios 

Sempre elogie as pequenas conquistas do seu filho e ensine que falhar também é normal, entenda que ele precisa de você para seguir em frente.

4 - No lazer

Promova atividades estimulantes como jogos e brincadeiras, e aproveite sempre para reunir toda a família. 

5 - No individual

Permita que os pequenos sintam e expressem afeto e carinho, dedique tempo de qualidade, invista em filmes e livros que transmitam pensamentos positivos. 

Como a parentalidade positiva visa proporcionar inteligência emocional, transformando crianças em adultos íntegros. Quem é educado dessa forma sempre entende os limites existentes em sua vida, agindo da mesma maneira na presença ou na ausência dos pais.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você