Mundo Cambalhota
Mundo Cambalhota
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Por que as crianças mentem? Confira 7 maneiras para lidar com isso

Por que as crianças mentem? Confira 7 maneiras para lidar com isso
Equipe Mundo Cambalhota
mai. 14 - 3 min de leitura
000

Quem nunca ouviu os pequenos dizendo que não foram eles que aprontaram alguma travessura, sendo que no fundo você sabe que foi? 

A mentira pode ser aprendida desde pequeno, porém isso não significa que tem ligação direta com o caráter. Assim como os adultos, as crianças mentem por alguns motivos, como para não decepcionar alguém, conquistar algo que desejam, fugir de responsabilidades, chamar a atenção dos pais, impressionar ou até para escapar de algum castigo.

Quando se trata de crianças muito pequenas, a mentira pode simbolizar também uma certa confusão entre a realidade e a imaginação, apresentada como resposta a uma situação que não foi entendida ou interpretada de forma errada. 

Por isso, antes de qualquer coisa, é necessário estar atento para ter certeza de que a mentira foi intencional ou não. Além disso, os pais e mães têm um papel fundamental no ensino da honestidade, pois são as maiores influências quando se trata de ensinar o compromisso com a verdade. 

E como lidar com as mentiras?

Para te ajudar nesta difícil tarefa de lidar com a criança que mente, separamos 7 maneiras de como se portar diante dessas situações, que sabemos que são chatas. Confira! 

1 - Não crie armadilhas para contradizer a criança

Ao perceber a mentira, evite os famosos rodeios, fale abertamente sobre o assunto e pergunte o porquê de ter acontecido.  

2 - Explique as consequências da mentira

A criança precisa entender que ao mentir a confiança que as outras pessoas têm nela pode quebrar.

3 - Se prepare para ouvir a verdade

Nem sempre a verdade é boa ou é exatamente aquilo que gostaria de ouvir. Afinal, a criança precisa se sentir segura para falar a verdade.

4 - Não puna

A criança pode concluir que mentir vale a pena, desde que ela suporte o castigo. E alguns podem começar a pensar em formas mais elaboradas, para evitar serem descobertas.

5 - Dê à criança a oportunidade de corrigir o erro

Dar a chance de reparar o erro, geralmente, é muito mais eficiente do que castigar e contribui de maneira positiva para o crescimento emocional da criança.

6 - Ajude a criança a pensar em outras possibilidades em vez de mentir

Pais e mães podem auxiliar as crianças a resolverem seus conflitos buscando sempre soluções juntos.

7 - Não chame a criança de mentirosa na frente dos outros

De maneira alguma chame a atenção dos pequenos na frente dos colegas ou de outros adultos. 

Lembre-se que é normal ficar preocupado ao perceber que as crianças estão criando o hábito de mentir, porém o mais importante nesse momento é saber a melhor forma de abordar e lidar com esse assunto, que muitas vezes pode ser bem delicado.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você