Mundo Cambalhota
Mundo Cambalhota
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Sem desculpas: dá para se exercitar em casa!

Sem desculpas: dá para se exercitar em casa!
Canguru News
abr. 26 - 5 min de leitura
000

Mesmo antes da pandemia, estudos já mostravam que as crianças estão se exercitando menos. Agora, em que é preciso ficar em casa e seguir as medidas de isolamento social para evitar o aumento de casos de covid-19, realizar atividades físicas se tornou algo ainda menos frequente entre adultos e crianças. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), em todo o mundo, 1 em cada 5 adultos e 4 em cada 5 crianças e adolescentes, entre 11 e 17 anos, não praticam atividade física suficiente.

Para reforçar a importância de se exercitar e prevenir o sedentarismo – que pode provocar doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade e câncer de mama, entre outras doenças crônicas não transmissíveis –, a OMS criou o Dia Mundial da Atividade Física, celebrado sempre em 6 de abril.

“As evidências são claras. O sedentarismo tem impacto negativo sobre a saúde, portanto, apesar de não sair de casa, é fundamental que todos realizem atividade física no ambiente domiciliar. Deve-se buscar que as atividades físicas sejam integradas ao cotidiano e que sejam prazerosas. Tais medidas são essenciais e de grande contribuição para a saúde física e mental, auxiliando na prevenção à Covid-19 e suas consequências”, alerta o diretor de Promoção de Saúde da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), José Francisco Kerr Saraiva.

O Comitê da Criança e do Adolescente da SBC em parceria com a Mauricio de Sousa Produções, desenvolveu um material gráfico com dicas para conscientizar os pequenos sobre a importância de hábitos mais saudáveis. A seguir destacamos as dicas que a Turma da Mônica dá para a criançada se exercitar mais – mesmo que seja em casa.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é diamundialatividadefisica-carrossel2-819x1024.jpg

Qualquer movimento do corpo é bem-vindo

Atenção à dica do Cebolinha e Cascão: para se exercitar, qualquer movimento do corpo é válido! Pode ser durante as tarefas do dia a dia, nas brincadeiras ou na prática de um esporte – tudo é considerado uma atividade física e faz muito bem para o coração e para a mente.

“As recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para indivíduos saudáveis e assintomáticos são de, no mínimo, 150 minutos de atividade física por semana para adultos e 300 minutos de atividade física por semana para crianças e adolescentes. Esse tempo de atividade física deve ser acumulado durante os dias da semana, podendo ser dividido de acordo com sua rotina”, relata José Francisco.

O diretor afirma que para este momento de pandemia, qualquer atividade motora que resulte em um gasto energético acima dos níveis de repouso é válida, assim como a prática sistematizada, devidamente elaborada e prescrita por um especialista, considerando variáveis de treinamento que visam objetivos específicos.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é diamundialatividadefisica-carrossel3-819x1024.jpg

Vamos pular?

Brincadeiras que promovam a repetição de exercícios podem ser uma boa maneira de aumentar o tempo da atividade com as crianças. O ideal é praticar um pouquinho todos os dias e procurar bater seus próprios recordes. Para tanto, a Sociedade Brasileira de Cardiologia dá algumas sugestões:

  • Levantar-se da cadeira ou do sofá, tocar os dedos dos pés com as mãos, depois erguer as mãos bem alto sobre a cabeça tentando alcançar o teto. Sugira à criança que repita pelo menos dez vez a prática.
  • De pé, erguer as pernas 20 vezes alternando direita e esquerda; girar o braço para frente por 30 segundos e para trás por mais 30 segundos; ficar em uma perna só, depois tentar colocar as mãos para cima e depois para o lado. Em seguida tentar o mesmo com a outra perna; 
  • Correr no mesmo local por 30 segundos; fazer polichinelos e agachamentos por 15 segundos cada; contar quantos pulos a criança consegue fazer em um minuto.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é diamundialatividadefisica-carrossel4-819x1024.jpg

Quer dançar qual música?

Dançar é uma ótima maneira de se movimentar e divertir com as crianças. Então, que tal dançar uma música realizando os comandos “pé direito na frente, pé direito atrás, roda, roda, roda...”, ou simplesmente movimentar o corpo com alegria enquanto a música toca?
Outras recomendações da SBP:

  • Encher uma bexiga com ar. Se tiver duas vai ser mais legal. Lançar para cima e não as deixar cair no chão; 
  • Fazer uma caça ao tesouro, inventar as regras, os desafios e dicas e, depois, escolher e esconder um tesouro bem legal. Se todo mundo para participar, fica mais divertido! 

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é diamundialatividadefisica-carrossel5-819x1024.jpg

Cuidados

Ao realizar atividades físicas é importante procurar um local seguro para a prática, de modo a evitar acidentes, respeitar as necessidades do corpo, bebendo água e fazendo refeições saudáveis; conversar com um profissional de saúde caso tenha algum desconforto durante a prática de exercícios e manter o uso dos medicamentos prescritos por seu médico.

Para saber mais sobre a campanha de incentivo à atividade física, acesse as redes sociais da SBC e da Turma da Mônica.

Leia também:

Aprendizagem cooperativa:entenda sua importância para os pequenos
3 canais online que ajudam a manter a rotina de exercícios das crianças na pandemia


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você