[ editar artigo]

5 benefícios da leitura compartilhada para o desenvolvimento infantil

5 benefícios da leitura compartilhada para o desenvolvimento infantil

De acordo com a 5ª edição da pesquisa Retratos da leitura no Brasil, realizada pelo Instituto Pró-Livro em parceria com o Itaú Cultural em 2019, o brasileiro lê, em média, 5 livros ao ano — sendo que desses, apenas 2 são lidos em sua totalidade. Apesar da média baixa em comparação a outros países (em nações desenvolvidas, lê-se 7 livros ao ano), em 2020, o instituto observou um aumento no índice de leitura entre as crianças no país, certamente, devido ao maior tempo em casa por causa da pandemia do coronavírus.

Outro dado interessante que o instituto traz diz respeito às pessoas que influenciam a leitura nas crianças. Professores e mães ou responsáveis do sexo feminino aparecem como as pessoas mais citadas por incentivar esse hábito de diversas formas, uma delas, por meio da leitura compartilhada. Também conhecida como colaborativa, esse tipo de leitura representa o momento em que as crianças e seus pais ou alunos e professores, na escola, leem juntos um texto e expõem suas ideias ou interpretações sobre o que foi lido. Trata-se de uma maneira de incentivar as crianças a atribuírem sentido às palavras. Porém, para os mais novos, ela pode ser introduzida por meio de pequenas perguntas sobre as histórias em relação aos comportamentos ou sentimentos dos personagens.

Mas além dos benefícios já conhecidos e muito falados da introdução da leitura na infância, como o aperfeiçoamento da escrita, existem inúmeras outras vantagens que as crianças colhem ao serem incentivadas a participar desse universo, inclusive com livros digitais. E os pais e professores têm papel importante nesse processo. Segundo Peggy Alberts, professor de Língua e Alfabetização na Universidade Estadual da Georgia nos Estados Unidos, "a qualidade das trocas entre crianças e adultos, durante a leitura compartilhada, é considerada essencial para o desenvolvimento da linguagem".

Vantagens da leitura compartilhada

O especialista cita 5 principais benefícios, segundo pesquisas acadêmicas, que as crianças podem ter ao serem expostas ao mundo da literatura, seja na sala de aula ou dentro de casa. São eles:

1. Felicidade: ainda na década de 1980, o pesquisador britânico Don Holdaway demonstrou que as crianças consideravam o momento da leitura compartilhada como um dos mais felizes na escola, principalmente porque, na pesquisa, os professores liam os livros favoritos dos alunos. Assim, eles desenvolveram associações positivas e fortes com a linguagem falada e com o próprio livro físico.

2. Dramatização: as crianças compreendem a interpretação de uma história durante a leitura compartilhada. Nesse momento, entendem as características de cada personagem, o enredo e também como usar a linguagem de diferentes formas. Por isso, a entonação nas falas dos personagens é importante para ensiná-las a interpretar. Assim, compreendem inclusive quando uma pessoa está sendo irônica.

3. Vocabulário e gramática: além da capacidade de se expressar, verbalmente ou não, os pequenos também desenvolvem a habilidade de ouvir e compreender a gramática. Posteriormente, fazem uso do vocabulário ou das regras aprendidas durante a leitura. Com o passar do tempo, materiais didáticos costumam trabalhar tempos verbais, acentuação e grafia utilizando frases extraídas de livros vistos pelas crianças.

4. Expressar-se de diferentes formas: ler livros ricos em vocabulário, com uma vasta variedade de palavras ou associações, proporciona às crianças a possibilidade de utilizar o mesmo vocábulo com diferentes sentidos. Essa é a base para entender muitas figuras de linguagem ao longo do desenvolvimento, como hipérbole, personificação, metáfora ou sinestesia.

5. Entender conceitos complexos: a experiência da leitura pode ajudar os pequenos a entenderem conceitos mais complexos de outras disciplinas, como aritmética e geometria. A simples comparação de números (maior, menor ou igual) depende da capacidade da criança em caracterizar e interpretar os valores.

Por isso, não deixe de reservar um tempo do seu dia para ler com as crianças. Mesmo que brevemente, antes de dormir ou durante a brincadeira, a leitura compartilhada pode despertar a criatividade dos pequenos para outras brincadeiras e beneficiar o desenvolvimento infantil. Seja digital ou físico, comece com pequenas obras e avance conforme a criança acostumar com o novo hábito.

Leia também:

A importância da leitura na infância

A leitura em família e seus benefícios para a criança

Cantinho da leitura como fazer: confira 7 dicas imperdíveis

Mundo Cambalhota
Canguru News
Canguru News Seguir

A Canguru News é um portal de conteúdo sobre infância para pais, cuidadores e educadores. Aqui você encontra informação e inspiração para criar filhos melhores para o mundo.

Ler conteúdo completo
Indicados para você