[ editar artigo]

A leitura em família e seus benefícios para as crianças

A leitura em família e seus benefícios para as crianças

Acompanhar uma boa história é realmente enriquecedor! Principalmente para as crianças, a leitura em família é um momento de conexão com muita diversão e curiosidade.

A atividade promove, a cada nova história, a experiência de conhecer um mundo completamente novo. 

Dessa forma, estimula o desenvolvimento da criatividade e das emoções dos pequenos.

No entanto, é preciso que esse momento seja produtivo para que as crianças, mamães e papais possam colher todos os benefícios proporcionados pela leitura em família.

Pensando nisso, preparamos este post! Juntos vamos organizar um tempo de qualidade entre você e seu filho, ou filha, por meio dos seguintes pontos:

  • Importância da leitura em família;

  • Como preparar o momento com a família;

  • Benefícios da leitura no desenvolvimento infantil.

Confira com a gente!

 

Importância da leitura em família

O hábito da leitura em família começa mais cedo do que se imagina. Ainda no ventre, a partir da 20ª semana de gestação, o bebê começa a identificar a voz dos pais e, neste momento, começam a aflorar os laços afetivos.

Por meio da leitura, a criança desenvolve a curiosidade e inicia um mundo de novas descobertas, como: sons, cores e sabores. Além de habilidades cognitivas e sociais.

Por isso a importância de introduzir livros no cotidiano já nos primeiros anos de vida.

Afinal, a leitura em família é muito mais prazerosa por ser inserida no contexto do “brincar”, ou seja, uma atividade lúdica e repleta de aprendizados. 

É importante dizer que as crianças aprendem observando nossas ações e atitudes e, assim, recomendamos as mamães, os papais e aos responsáveis praticarem atividades relacionadas a literatura. 

Dessa forma, o olhar da criança sobre o hábito de leitura será de uma experiência super positiva, divertida e prazerosa.

 

Como preparar o momento de leitura com a família?

A princípio, atente-se a faixa etária das obras e se o tema é relevante para o pequeno.  Desse modo, ele estará apto a compreender a história e terá interesse em acompanhá-la na companhia dos pais.

Além de escolher uma boa história é essencial preparar um cantinho aconchegante! Uma dica é procurar um cômodo da casa onde tenha menos estímulos capazes de dispersar a atenção da criança.

Se quiser deixar a atividade mais lúdica, abuse da imaginação: dá para improvisar uma cabana e associar esse cenário a um momento mágico para acompanhar a leitura. 

E já que estamos falando de deixar a atividade ainda mais divertida, as mamães e papais podem assumir a personalidade dos personagens e trazer emoção para a contação da história. 

Por exemplo, você pode fazer uma voz mais fina para um personagem menor e uma voz mais grave para personagens representados como grandes. 

Assim, o momento de leitura vira uma grande brincadeira! Com isso, seu filho vai ficar entusiasmado com as histórias e interessado em acompanhar outros livros.

Após a leitura, separe um tempinho para conversar com a criança sobre o que foi lido. Pergunte se gostou do livro, o que ela esperava no final da história, o que achou das ações do protagonista etc.  

O importante é fazer com que a criança absorva as ideias e ensinamentos por trás de cada história contada.

O momento da leitura em família deve ser organizado e realizado periodicamente. Dessa forma, toda a família consegue se planejar, escolher o livro com antecedência e criar uma atividade prazerosa para fortalecer o vínculo familiar


Benefícios da leitura no desenvolvimento infantil

Histórias infantis são oportunidades muito valiosas que permitem à criança conhecer novas palavras e expressões que muitas vezes não costumam ouvir com frequência.

Dessa forma, quanto maior esse contato com diferentes vocabulários, maior a relação criada entre sons, imagens e escrita.

Além disso, o hábito da leitura estimula o desenvolvimento da memória, emoções, percepção, raciocínio, concentração, criatividade, linguagem oral e atua até mesmo na qualidade do sono.

De acordo com a pesquisa publicada pelo MEC, decifrar, compreender, generalizar, sintetizar ou até mesmo propor hipóteses são funções superiores da mente, usadas durante a leitura.

No entanto, apesar dos benefícios da leitura em família, é necessário que os pais não obriguem os filhos a realizar a atividade caso eles não estejam dispostos. 

Os livros devem ser associados a algo positivo para que seja um momento lúdico e promova o convívio familiar.

 

Conte com a Box Cambalhota

Estar mais presente no dia a dia do seu filho por meio da leitura, não exclui, é claro, a programação de outras atividades divertidas em família.

Esses momentos são essenciais para que vocês se sintam mais conectados e o seu pequeno tenha um desenvolvimento infantil mais saudável.

Inclusive, se precisar de uma ajudinha para fortalecer o vínculo familiar com o seu filho por meio do lazer e do aprendizado, conte com a gente!

Aqui na Box Cambalhota, nós propomos um novo jeito de vivenciar momentos em família, com o desenvolvimento de caixas com jogos e brinquedos educativos para crianças a partir de 4 anos.

Para isso, também preparamos um material de apoio para auxiliar os pais a reforçar o vínculo familiar e os laços de amor com os pequenos.  Assine agora mesmo ou escolha a sua caixa avulsa!

Mundo Cambalhota
Equipe Mundo Cambalhota
Equipe Mundo Cambalhota Seguir

Comunidade colaborativa para conectar pais e profissionais empenhados em desenvolver crianças melhores e mais felizes para o mundo.

Ler conteúdo completo
Indicados para você