[ editar artigo]

Crianças em casa: 10 atividades para entreter os pequenos

Crianças em casa: 10 atividades para entreter os pequenos

Com o isolamento social imposto como medida de prevenção contra o novo coronavírus, agora os pais têm as crianças em casa - e o desafio é mantê-las entretidas.

Afinal, os primeiros dias podem seguir de forma leve e fácil mas, com o passar do tempo, os pequenos podem ficar entediados e até mesmo estressados.

Por outro lado, apesar de estarem em casa, muitos pais e avós estão trabalhando em regime home office, o que impede passar o dia todo fazendo companhia para os pequenos.

Entretanto, este é um momento de união e intensa convivência familiar. Logo, o período juntos - mesmo que sejam breves as horas de dedicação integral às crianças - deve ser aproveitado não só para diverti-las, mas para promover a conexão familiar e o aprendizado.

Buscando ajudar os pais e avós a promoverem momentos de diversão e união em família, listamos 10 atividades para fazer com as crianças em casa. 

Lembrando que muitas delas são válidas também para férias escolares, feriados e até mesmo dias chuvosos. Confira!

1. Desenhos e autorretrato

Desenhar e colorir são sempre bons passatempos quando há crianças em casa. Afinal, além de muito divertidas, essas são atividades que estimulam a criatividade e a coordenação motora.

Sendo assim, ofereça ao seu filho folhas de papel ofício, lápis, lápis de cor, canetinhas e tudo mais o que ele precisar.

É importante destacar que o desenho também pode ajudar no aumento da autoestima da criança.

Dessa forma, proponha que seu filho se olhe com carinho no espelho e desenhe cada detalhe. Aproveite e sugira que ela coloque uma frase ou palavra se elogiando.

2. Árvore genealógica

As crianças já conhecem e amam o vovô e a vovó, mas certamente há membros da família com quem eles não estão familiarizados.

Com as crianças em casa, é hora de explorar os álbuns fotográficos de família e aproveitar para contar a história de seus avós, seus pais e de vocês. 

Depois disso, os adultos podem propor que a criança faça a árvore genealógica da família ou uma linha do tempo com as datas importantes da vida da família.

Essa é uma excelente forma de passar um tempo de qualidade com os pequenos, uma vez que eles aprendem sobre a família e fortalecem os laços emocionais.

3. Inventando o próprio brinquedo

No universo infantil, qualquer objeto pode se tornar um brinquedo - e disso os papais e avós sabem muito bem!

Papéis, rolos de papel higiênico, retalhos de tecido, garrafas pet, tampas e caixas podem ser reaproveitados e ganhar outro significado.

No filme Toy Story 4, por exemplo, muitas crianças ficaram apaixonadas pelo Garfinho, brinquedo criado pela protagonista Bonnie.

Que tal assistirem ao filme juntos para que o pequeno se inspire a criar seu mais novo companheiro?

4. Caixas com jogos e brincadeiras

Seja para o entretenimento, lazer e práticas educativas, os clubes de assinatura e caixas educativas apresentam muitas vantagens para os seus consumidores.

Neste período em que as crianças estão em casa, as boxes podem promover a diversão e o aprendizado mesmo longe da escola, além de estimular conexões familiares.

Aqui na Box Cambalhota, por exemplo, oferecemos caixas contendo jogos e brincadeiras para crianças a partir de 4 anos e material de apoio aos pais para proporcionar momentos de união e diversão em família. 

As caixas são temáticas e tratam de diversos assuntos importantes para o desenvolvimento dos pequenos, proporcionando aprendizado através de deliciosos momentos de conexão familiar. 

Esse é o período ideal para testar essa experiência e viver momentos de muita união e diversão em família - por mais breves que esses momentos sejam!

A boa notícia é que agora você pode adquirir uma Box para experimentar! Nós escolhemos a caixa a ser enviada para você e, assim, sua família experimenta a sensação de ser assinante. Garanta já por apenas R$ 114,90

5. Bolinhas de sabão

Quem não adora soltar bolinhas de sabão e vê-las voando, formando um cenário encantador? Essa brincadeira simples agrada adultos e crianças!

Dá para preparar a mistura em casa, com água e detergente, e confeccionar moldes com arame ou barbante.

É possível brincar de soltar bolinhas de sabão na varanda, no pátio ou até mesmo na janela.

6. Cuidando das plantinhas

Muitos adultos têm um amor especial pelas plantas - então por que não ensinar esse cuidado para as crianças em casa?

A quarentena pode ser um bom momento para começar a cultivar uma planta ou um tempero.

Em geral, crianças adoram mexer com a terra, e ter uma plantinha ensina sobre cuidado, além de ser uma oportunidade de acompanhar o ciclo de vida de um vegetal. 

E não, esta não é uma atividade restrita para aqueles que moram em uma casa com quintal.

Quem mora em apartamento pode montar uma pequena horta usando vasos na varanda ou na área de serviço, por exemplo.

7. Cozinhando em família

Com as crianças em casa, levá-las para a cozinha é uma boa oportunidade de estimular a alimentação saudável e integrá-las nas atividades da casa.

Os pequenos podem ajudar quebrando ovos para um bolo ou até pondo a mão na massa para fazer biscoitos, pães e pizzas. 

Preparar uma salada de frutas, por exemplo, pode ser bom para que descubram novos sabores e consumam alimentos saudáveis.

Aproveite o momento para ensinar a diferença entre carboidratos, proteínas e vitaminas, bem como demonstrar alimentos que fazem bem à saúde e outros que não são tão legais assim.

8. Hora da leitura

A leitura, além de ser uma experiência deliciosa, que te leva para lugares, sensações e tempos diferentes, traz inúmeros benefícios para os pequenos oi:

  • Estimula a criatividade;

  • Estimula a imaginação;

  • Ajuda na escrita;

  • Aumenta a bagagem cultural;

  • Incita o senso crítico;

  • Provoca empatia.

Dessa forma, que tal aproveitar esse momento de reclusão para colocar a leitura em dia de todos na casa? 

Cada membro da família pode escolher um livro para ler e estabelecer um horário de leitura. 

Depois, todos se juntam em uma roda de conversa e compartilham o que estão lendo.

Além disso, muitos filmes infantis ou clássicos foram inspirados em livros e, vários deles, têm uma versão infantil e ilustrada.

Convide seu filho para assistir ao filme O Pequeno Príncipe (disponível na Netflix), por exemplo, e depois leiam juntos o clássico de Antoine de Saint-Exupéry que inspirou o filme.

9. Brincadeiras variadas

Existem várias brincadeiras que podem ajudar a proporcionar um tempo de qualidade entre vocês e que farão com que os pequenos se sintam valorizados pela atenção recebida.

Aqui estão algumas que podem ser feitas em casa, com a participação de toda a família, rendendo muitas risada:

Estátua

Coloque para tocar ou cante músicas que a criança goste de ouvir. Ao iniciar, todos se movimentam conforme o ritmo. 

Ao parar a música, os participantes têm que ficar como uma estátua. Quem se mexer, perde. Caso ninguém se mexa, continuar a música e repetir a ação.

Batata-quente

Vocês devem escolher um objeto e passá-lo de um jogador a outro repetindo “batata quente”, até que o comandante do jogo pare. 

O jogador que ficar com o objeto na mão sai do jogo até recomeçar a jogada.

Cama de gato

A cama de gato é uma brincadeira com barbante. Consiste em trançar um cordão entre os dedos das duas mãos e ir alterando as figuras formadas. O objetivo é ir mudando a posição do barbante sem destruí-lo.

 

Gato Mia

Uma pessoa deve ficar de olhos vendados e procurar os outros participantes. Quando encostar em alguém, deve falar: “Mia, gato“. 

Quem foi apanhado deve “miar” para a pessoa tentar adivinhar quem é. Se acertar, quem miou vira o próximo pegador.

Corrida dos Sentados

Corrida de ida e volta onde os participantes correm sentados e não podem usar as mãos pra nada.

Na ida, vai de frente, na volta, vem de costas, ou seja, não pode virar. Ganha quem voltar primeiro.

Espelho

Em duplas, frente a frente, um é espelho do outro. Imitar os movimentos do competidor sem rir. O que está à frente do espelho pode fazer careta. 

Paga uma prenda quem rir e perder a competição. Na repetição da brincadeira, os papéis se invertem.

Está quente, está frio

Um participante esconde um objeto, enquanto os outros fecham os olhos. A voz de “pronto”, as crianças saem a procurar. 

O que escondeu o objeto vai alertando, conforme a distância que estiverem do esconderijo: está quente (quanto próximo), está frio, (quando distanciado), está queimado (quando bem perto). 

Quem encontrar o objeto será o encarregado de escondê-lo na repetição da brincadeira.

Morto Vivo

Crianças lado a lado de frente para uma que estará sentada. O que está sentado grita bem alto: morto para todos se abaixarem e vivo para se levantarem. 

Quem errar, sai da brincadeira. O vencedor é aquele que ficar por último.

Passa anel

As crianças são colocadas em roda e uma delas segura um anel nas mãos. As mãos estão fechadas em forma de concha de modo que as outras não possam ver o anel, nem quando e para quem este será passado. Ganha quem descobrir “com quem está o anel”. 

Descubra você

Colocar dentro de um saco de pano escuro alguns objetos com texturas e formas diferentes.

Com os olhos vendados, cada jogador de uma vez, coloca a mão dentro do saco e descreve um dos objetos. 

Quem acertar pode escolher outro objeto. Quem errar passa a vez para o outro jogador.

10. Um diário para as crianças em casa

O período das crianças em casa de quarentena pode e deve ser registrado em um diário, onde seu pequeno possa compartilhar emoções e descobertas.

Essa é uma atividade bacana para criar um memorial sobre este período de reclusão e autoconhecimento, ajudando seu filho a crescer e amadurecer.

E quanto a essa dica, nós temos uma novidade especial para você. A Anna, de apenas 8 anos, é nossa assinante e, durante essa quarentena, criou um "Diário de Recolhimento". 

Ela queria expressar suas emoções e fazer atividades com a Box Cambalhota. 

Nós amamos a ideia e o nome que ela deu e resolvemos pedir a autorização dela e do papai, Roberto, para podermos replicar para todas as crianças que queiram ter seu próprio diário.

Sendo assim, criamos o Diário de Recolhimento, disponibilizado para baixar gratuitamente.

Nele você encontra figuras para colorir, perguntas para inspirar e espaços para vocês escreverem, desenharem e se expressarem como quiserem. É só imprimir e começar!

Baixe agora mesmo o Diário de Recolhimento aqui.

Gostou das ideias? Com aulas suspensas em escolas de todo o país, é importante encontrar maneiras de entreter os filhos para além dos aparelhos eletrônicos.

Lembre-se de que, neste momento, você deve aproveitar para nutrir a criatividade das crianças e estreitar os laços familiares.

Agora que você já sabe como entreter as crianças em casa, convidamos você para conhecer nossos planos de assinatura e caixas avulsas. 

Receba em casa jogos para brincar em família e brindes especiais para alegrar seu pequeno e unir toda a família. Assine agora mesmo ou escolha sua caixa avulsa!

Mundo Cambalhota
Equipe Mundo Cambalhota
Equipe Mundo Cambalhota Seguir

Comunidade colaborativa para conectar pais e profissionais empenhados em desenvolver crianças melhores e mais felizes para o mundo.

Ler conteúdo completo
Indicados para você