[ editar artigo]

Os benefícios de escrever um diário

Os benefícios de escrever um diário

Escrever um diário na infância significa ter um registro para a vida toda sobre a época mais divertida e cheia de descobertas da vida.

Todos os dias as crianças passam por situações novas que as fazem enxergar o mundo de uma forma diferente, e poder reviver tudo isso no futuro não tem preço. 

Além disso, neste período de quarentena, elas provavelmente estão vivenciando emoções ainda mais intensas e escrever sobre a frustração, a raiva, tristeza e, principalmente, saudade, pode ajudá-las a se sentirem mais acolhidas em casa.

Por isso, preparamos este artigo especialmente para você conhecer todos os benefícios de escrever um diário na infância e incentivar seu filho a começar o dele. Vamos lá?

 

Escrever um diário ajuda a expressar emoções

Assim como os adultos, as crianças também passam por um turbilhão de emoções diariamente e nem sempre conseguem compreendê-las ou expressá-las da maneira que gostariam.

Em tempos de quarentena, em que estão sem o convívio diário com amiguinhos da escola ou outros membros da família, elas podem se sentir ainda mais confusas ou até mesmo frustradas.

Afinal, os pequenos não sabem quando irão retornar para a rotina normal e, provavelmente, a esta altura já sentem muito a falta dela.

Escrever um diário, portanto, pode ser uma das melhores maneiras de incentivá-los a expressar essas emoções e entender o que elas significam. 

Segundo a autora americana Melissa Hart, em entrevista para o National Geographic, “as emoções de uma criança parecem menos assustadoras quando elas as veem escritas no papel”.

Ou seja, elas conseguem “por para fora” o que estão sentindo e visualizar melhor por que esses sentimentos vieram à tona. Aos poucos, também é possível aprender a controlá-los e evitar que eles deixem marcas negativas para o futuro.

 

Desenvolve a capacidade de comunicação

Além de contribuir para a educação das emoções, o diário também é uma importante maneira de fortalecer as habilidades de comunicação, escrita e linguagem artística dos pequenos.

Quando pensamos sobre escrever diário, normalmente associamos apenas à utilização de palavras para nos expressar. 

Mas a verdade é que essa atividade pode ir muito além, principalmente para as crianças. Elas podem registrar suas memórias por meio de desenhos, pinturas, colagens e tudo que gostam de fazer no dia a dia.

Com isso, é possível descobrir novas habilidades, desenvolver a criatividade e tornar a tarefa de escrever um diário muito mais significativa para elas.  

 

Incentiva a preservação da memória

Outro benefício importante de escrever um diário é a preservação das principais lembranças da infância.

Como sabemos bem, a nossa memória é falha e, com o passar do tempo, nós vamos perdendo muitas recordações da época de criança, adolescência e até da fase adulta.

Quando essas lembranças são registradas por escrito, no entanto, fica mais fácil retornar a elas e vivenciar de novo esses momentos marcantes. 

Sendo assim, ao incentivar seu filho a escrever um diário, converse com ele sobre esta vantagem de poder reviver tudo no futuro: as amizades da escola, os passeios em família, suas brincadeiras favoritas e, principalmente, sua rotina em casa neste ano cheio de mudanças.

 

E auxilia no fortalecimento dos vínculos familiares

No início dessa jornada, o envolvimento dos pais é muito importante para incentivar os filhos a se expressarem. Sendo assim, escrever um diário também é uma forma de fortalecer os vínculos familiares.

A criança, provavelmente, não saberá por onde começar sozinha, então a orientação sobre o que escrever e como fazer será essencial para ajudá-la a se entusiasmar com a ideia.

Caso ela se sinta confortável em chamar você para auxiliar ou compartilhar o que escreveu, o ideal é evitar correções ortográficas nesse momento, para que ela não desanime, e deixá-la livre para criar.

Por se tratar de uma registro pessoal, esse processo é importante até para que ela possa acompanhar sua própria evolução no futuro.

Além de proporcionar um tempo de qualidade para vocês dois, essa nova atividade irá mostrar a importância da família, das amizades e da rotina para o desenvolvimento do seu pequeno.

 

Como incentivar o meu filho a escrever um diário?

Bem, começar a escrever um diário é mais simples do que se imagina. Em seu artigo, o National Geographic listou algumas dicas fáceis de aplicar, como:

  • descrever as mudanças de rotina da casa com a chegada da quarentena;

  • escrever uma carta ao que está preocupando o seu filho, como o Coronavírus ou qualquer outra situação;

  • fazer uma lista de desejos;

  • ou terminar frases relacionadas aos seus sentimentos, como: “estou chateado porque…”.

Esses são alguns passos interessantes para começar a expressar emoções e registrar as memórias deste período.

Conheça o Diário do Recolhimento

Para complementar essas ideias, aqui na Box Cambalhota nós desenvolvemos um Diário de Recolhimento, que incentiva ainda mais os pequenos a escreverem e desenharem sobre suas rotinas e emoções em casa.

Nosso diário foi inspirado na criação da Anna, a nossa pequena assinante de 8 anos que usou o material da Box para fazer um caderninho e escrever sobre o seu dia. 

 

Anna e seu diário de recolhimento, no artigo "Os benefícios de escrever um diário"

Legenda: Anna, nossa assinante e idealizadora do Diário do Recolhimento

Então, agora, você também pode imprimir o seu gratuitamente em nosso site e utilizar as nossas sugestões para escrever um diário com seu filho. 

Clique no banner abaixo para baixar o Diário de Recolhimento e aproveite mais esta oportunidade de se divertir, criar e vivenciar momentos importantes em família!

Banner no artigo "Os benefícios de escrever um diário" para download do diário de recolhimento

 

Mundo Cambalhota
Equipe Mundo Cambalhota
Equipe Mundo Cambalhota Seguir

Comunidade colaborativa para conectar pais e profissionais empenhados em desenvolver crianças melhores e mais felizes para o mundo.

Ler conteúdo completo
Indicados para você