[ editar artigo]

O brincar em família e seus benefícios no desenvolvimento infantil

O brincar em família e seus benefícios no desenvolvimento infantil

Brincar em família é fundamental para estreitar os laços familiares e estimular o desenvolvimento das crianças.


Enquanto para nós adultos as brincadeiras na infância podem parecer bobeira, brincar em família ajuda no fortalecimento dos vínculos familiares e é essencial para o desenvolvimento infantil.

Ainda mais no período de isolamento social que alterou muito a rotina dos pequenos.

Isso porque sem as atividades nas creches e escolinhas, eles não gastam a mesma quantidade de energia de um dia comum.

Inicialmente, muitos pais e responsáveis podem recorrer a aparelhos tecnológicos como celulares, tablets e à televisão para manter as crianças entretidas.

Mas é importante ficar atento para que a tecnologia não domine todos os momentos das crianças e também dos adultos.

A falta de interação de maneira lúdica entre os pais e os filhos pode fazer diferença no desenvolvimento físico, cognitivo e social das crianças.

Entretanto, as brincadeiras não devem ser encaradas como um peso e sim como momentos de diversão com toda família.

Neste texto, vamos falar um pouquinho sobre os seguintes pontos:

  1. Brincar em família e o desenvolvimento infantil;

  2. Brinquedos Educativos;

  3. Dicas para aproveitar as brincadeiras em família.

 

Brincar em família e o desenvolvimento infantil

Além de ajudar a estreitar laços familiares, brincar em família proporciona a oportunidade perfeita para que os pais e as crianças possam se divertir juntos.

O simples fato de tirar um tempo e demonstrar interesse nas brincadeiras da criança auxilia na confiança dos pequenos.

Além disso, a brincadeira em família estimula o desenvolvimento de habilidades sociais e de linguagem.

Vamos falar de 3 benefícios que as brincadeiras em família trazem para as crianças:

 

Formação do pensamento criativo

As brincadeiras desenvolvem o pensamento criativo, afinal pode-se inventar de tudo: cenários, histórias, músicas, narrativas e até onde a imaginação dos pequenos alcançar.

Como um músculo, a nossa criatividade precisa ser exercitada e na infância, nada melhor do que brincar para aprender.

Por isso, papais e responsáveis devem apoiar as atividades e criar oportunidades para que elas possam estimular o pensamento criativo.

Leia também: Crianças criativas: como estimular a criatividade infantil?

 

Empatia e colaboração

A empatia e colaboração são aprendizados importantes para que os pequenos vivam bem em sociedade.

Brincar é um processo social em que pedimos ajuda, argumentamos, lidamos com ideias, fazemos juntos e, durante toda essa troca, aprendemos.

Dessa forma, as brincadeiras em família na infância resultam no desenvolvimento de sociabilização e cooperativismo das crianças.

 

Livre experimentação

É comum ouvirmos, e até mesmo dizermos, que as crianças se divertem com pouco, mas toda essa diversão é nutrida pela curiosidade.

Brincar em família estimula a criança a explorar livremente materiais, ferramentas, brinquedos e os espaços à sua disposição.

Essa liberdade criativa de aprender brincando é o incentivo para que os pequeninos conheçam projetos que sejam interessantes e significativos.

Ou seja, as brincadeiras em família são capazes de desenvolver a conexão das crianças com as pessoas e materiais através das temáticas envolvidas.

Por isso, é essencial que os responsáveis incentivem a aprendizagem e a criatividade das crianças, em casa, de forma divertida.

A utilização de brinquedos educativos baseados em temas conhecidos para as crianças como cozinha, nutrição e histórias, proporcionam ótimos aprendizados enquanto elas se divertem.

E claro, é divertido para todas as crianças da família, inclusive os adultos! 

 

Brinquedos educativos

Os brinquedos educativos estimulam a curiosidade para a descoberta de um novo mundo, o raciocínio lógico e também ajudam a educar as emoções.

As brincadeiras podem, inclusive, tratar de temas do dia a dia das crianças.

Os brinquedos educativos também ajudam muito a convivência familiar e a criação de uma rotina entre pais e filhos.

Afinal, quando a família se junta à mesa para um jogo de tabuleiro, por exemplo, todos ficam imersos e passam um tempo de qualidade com os pequenos.

Assim é possível tratar de assuntos relacionados ao cotidiano deles de uma maneira lúdica, ou seja, mais leve e dentro de uma linguagem que eles compreendem. 

 

Dicas para aproveitar as brincadeiras em família

A brincadeiras são essenciais para o desenvolvimento, aprendizado, diálogo e diversão das crianças!

Ao pensar em uma atividade para realizar com os pequenos, sugerimos ideias que agradem a todos os envolvidos e que proporcionem momentos de conexão familiar.

Para isso, separamos algumas dicas que podem aprimorar muito o tempo e a diversão com as crianças:

  • Aproveite a chance de brincar em família e se divertir com a criança — o tempo passa muito rápido e é uma ótima oportunidade de conexão com os pequenos.

  •  Apenas observe-os a brincar — a observação te ajudará a entender quais atividades são mais divertidas para as crianças e dicas sobre a próxima fase do desenvolvimento.

  • Separe um tempinho para brincar em família – as crianças precisam de segurança e apoio para explorar, descobrir e brincar no seu tempo.

  • Escute as crianças durante as atividades – permita que seu filho diga qual a brincadeira que mais o diverte e, além disso, aproveite o momento de diversão para incentivar as conversas.

 

Neste período de quarentena, esses momentos de união são ainda mais importantes. E com as crianças em casa, diversas atividades podem ser feitas para estimular o aprendizado.

Aliás, se precisar de uma ajudinha para reforçar ainda mais esses vínculos e o tempo com os filhos, conte com a gente!

Aqui na Box Cambalhota, nós propomos um novo jeito de brincar  em família com o desenvolvimento de caixas com jogos e brincadeiras para crianças a partir de 4 anos. 

Por meio de temas que trabalham a curiosidade, nutrição, mindfulness, contação de histórias e muito mais, nós buscamos auxiliar você a reforçar ainda mais esse laço de amor e cuidado com seu filho.

Para isso, também preparamos um material de apoio para os pais, que facilitam esses momentos juntos. Assine agora mesmo ou escolha a sua caixa avulsa!

Por fim, a Carol falou em nosso IGTV sobre a importância do tempo de qualidade em família e como a box “Brincando Junto” pode ajudar os pais e responsáveis. Confira neste link: https://www.instagram.com/tv/B_x2GKxpdj0/

Mundo Cambalhota
Equipe Mundo Cambalhota
Equipe Mundo Cambalhota Seguir

Comunidade colaborativa para conectar pais e profissionais empenhados em desenvolver crianças melhores e mais felizes para o mundo.

Ler conteúdo completo
Indicados para você