[ editar artigo]

Crianças criativas: como estimular a criatividade infantil?

Crianças criativas: como estimular a criatividade infantil?

 

A infância é um período marcado por grandes descobertas e aprendizados, afinal são diversos novos estímulos que atiçam a curiosidade e ajudam a desenvolver crianças criativas.

Por isso, é importante investir em atividades que estimulem a imaginação e ambientes saudáveis para que os pequenos se sintam à vontade ao criar o seu mundo fantástico.

As mamães, papais, vovós, titios e tutores têm a chance de contribuir de maneira significativa promovendo a liberdade de ideias das crianças e investindo em atividades que estimulem a imaginação nessa fase tão importante do desenvolvimento.

Durante as atividades recreativas e as brincadeiras, as crianças interagem, conhecem, atuam, planejam e começam a fazer suas próprias escolhas.

Mas não precisa se preocupar, formar crianças criativas é uma verdadeira alegria para toda a família e o desenvolvimento do pensamento criativo é essencial para a vida adulta dos pequenos.

Ao longo do texto, vamos falar um pouquinho sobre a criatividade infantil e a importância da família para as crianças criativas. Continue a leitura com a gente!

 

Dicas para estimular a criatividade infantil

Papais e mamães sabem que não precisa de muito para as crianças se entreterem e usar a imaginação.

Dessa forma, a criatividade infantil pode ser desenvolvida e estimulada por meio de pequenas atitudes no dia a dia.

 

1 - Promova um ambiente criativo

A primeira dica para estimular a criatividade infantil é a promoção de um ambiente com recursos capazes de estimular a fantasia e a imaginação.

"Mas como deve ser esse ambiente, Cambalhota? "

Um ambiente lúdico que permita que as crianças desenvolvam todas as suas ideias por meio de brinquedos, brincadeiras, jogos, livros, música e muita diversão!

Leia também: A importância da leitura na infância

 

1.1 - Atenção ao uso de eletrônicos

Ainda que o uso de tablets, computadores e celulares seja um ótimo entretenimento para as crianças, eles não substituem as brincadeiras e o vínculo criado a partir de interações sociais.

De acordo com  recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), crianças de até cinco anos de idade não devem passar mais de 60 minutos por dia em atividades passivas diante de uma tela.

Além disso, a OMS alertou ainda que bebês com menos de 12 meses de vida não devem passar nem um minuto na frente de dispositivos eletrônicos. 

Por isso, incentive seu pequeno a trocar as telas eletrônicas por práticas que incluam interações no mundo real, como a leitura e contação de histórias com cuidadores.

 

2 - Incentive as perguntas

Atualmente, a facilidade de acessos e informações faz com que encontremos respostas sem fazer muitas perguntas.

Mas a base das crianças criativas é a busca por conhecimento por meio de perguntas sobre as novidades que despertam a sua curiosidade.

Portanto, é essencial que os responsáveis encorajem as crianças a questionarem e também façam questionamentos sobre o mundo imaginário delas.

Só para exemplificar, questione sobre um mundo fictício para entender sobre as preferências e aprendizados da criança: 

“Qual seria a cor do Planeta Cambalhota? Existem muitas árvores por lá? ”

 

3 - Permita que ela encontre as próprias respostas

A criatividade das crianças não tem limites e, por isso, é essencial permitir que elas encontrem as suas próprias respostas.

Ao invés de pedir para colorir uma flor de vermelho, permita que ela desvende novas cores e alternativas.

Essa pode ser a oportunidade perfeita para apresentar as variações de cores e diferenças entre as diversas flores de um jardim.

A família pode diversificar as atividades, de forma a instigar a curiosidade e a imaginação dos pequenos.

 

4 - Separe um tempinho livre

Inicialmente pode parecer estranho, mas um tempo livre, sem estímulos ou atividades programadas, faz bem para a saúde e bem-estar dos pequenos.

Esse tempinho livre permite que imaginação comece a trabalhar como uma máquina, produzindo histórias, ideais e brincadeiras totalmente novas.

Afinal de contas, para os pequenos, tédio é apenas uma palavra!

 

5 - Seja o exemplo!

Os pais são os principais exemplos das crianças em diversos aspectos da vida e a construção de crianças criativas também começa em casa.

Mostrar-se disposto a ouvir as histórias, a embarcar nas aventuras e, até mesmo, criar pequenos contos para narrar eventos do seu dia são bons exemplos para incentivar um espaço criativo.

Ao deixar que a criança exercite sua criatividade, você permite que ela seja mais curiosa, aprenda a se comportar socialmente e resolva problemas com mais facilidade.

 

Apoie as crianças criativas

As dicas apresentadas até aqui são parte do desenvolvimento do pensar criativo. O apoio dos pais, professores, vovós e tutores é fundamental!

Por isso, recomendamos ficar sempre atentos a comentários negativos, críticas duras e censuras ao mundo de diversão imaginado pelos pequenos.

Por menores que sejam, estas atitudes desestimulam a criatividade infantil e a busca por novas respostas com o tempo.

Permitir a livre imaginação do seu (sua) filho (a) é construir um adulto mais curioso, inovador e muito mais feliz!

 

A importância dos brinquedos educativos na criatividade infantil

Os brinquedos educativos estimulam a curiosidade para a descoberta de um novo mundo, o raciocínio lógico e também ajudam a educar as emoções.

Assim, é possível estimular a criatividade infantil através de assuntos relacionados ao cotidiano de uma maneira lúdica, ou seja, mais leve e dentro de uma linguagem que eles compreendem.

Aqui na Box Cambalhota, nós propomos um novo jeito de brincar em família com o desenvolvimento de caixas com jogos e brincadeiras para crianças a partir de 4 anos. 

Por meio de temas que trabalham a curiosidade, nutrição, mindfulness, contação de histórias e muito mais, nós buscamos auxiliar você a reforçar ainda mais esse laço de amor e cuidado com seu filho.

Para isso, também preparamos um material de apoio para os pais, que facilitam esses momentos juntos. Clique no banner abaixo para assinar ou escolha a sua caixa avulsa!

Banner no artigo "Crianças Criativas" para assinatura box Cambalhota

 

Mundo Cambalhota
Equipe Mundo Cambalhota
Equipe Mundo Cambalhota Seguir

Comunidade colaborativa para conectar pais e profissionais empenhados em desenvolver crianças melhores e mais felizes para o mundo.

Ler conteúdo completo
Indicados para você