Mundo Cambalhota
Mundo Cambalhota
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

A importância da diversidade no desenvolvimento infantil

A importância da diversidade no desenvolvimento infantil
Equipe Mundo Cambalhota
jun. 4 - 4 min de leitura
000

Você sabia que existem estudos que apontam a convivência com diversidade social, cultural, religiosa e racial, como um dos fatores que aumenta nossa inteligência, criatividade e eficácia na resolução de problemas? 

Isso porque, a observação é uma das maneiras mais efetivas de aprendizado para as crianças. E quando o meio de convívio e as experiências pelas quais ela é exposta são limitadas, se perde a chance de aumentar o preparo para enfrentar problemas e desafios que envolvem o contexto em que estão inseridas.

Ou seja, sempre que os pequenos têm a chance de entrar em contato com várias formas de ser e viver, suas habilidades crescem. Além do fator “inteligência”, a pluralidade permite uma base de inclusão e respeito que deve ser formado desde cedo. 

A apresentação da diversidade para as crianças permite a redução da intolerância e o aumento da autoestima. Além de fortalecer suas habilidades para a liderança, pois compreendem os obstáculos de outros, gerando um sentimento de empatia. Por isso, trocar experiências é essencial para o crescimento pessoal de cada indivíduo. 

Como os pais podem promover a conscientização em casa?

As crianças aprendem a conviver de maneira respeitosa com a diversidade social, cultural, religiosa e racial, quando estimuladas desde pequenas. Por isso, os pais ou responsáveis assumem um papel muito importante no desenvolvimento infantil.

E é no seio familiar que, na maioria das vezes, os pequenos aprendem a se relacionar consigo e com os outros, e são ensinados sobre a importância da pluralidade.   

Dessa forma, é por meio de diálogo e de atitudes práticas, que a família pode ajudar a gerar o sentimento de equidade nas crianças, de forma a compreender que o fato de sermos diversos não significa que haja grupos culturais superiores, nem inferiores.

Para Janine Rodrigues, fundadora da Piraporiando e eleita pela FORBES uma das 12 pessoas negras que estão elevando a qualidade da Educação no Brasil, “quanto mais reconhecemos e valorizamos a diversidade, temos menos espaço para o desencadeamento de preconceitos, discriminação e outros problemas socioemocionais e sociais decorrentes destas práticas”, afirma.

Veja algumas dicas simples que separamos para você praticar a conscientização das crianças em casa:

1 - Dê o exemplo

O exemplo é a melhor forma de ensinar e para as crianças a primeira maneira de aprender sobre o mundo é pela observação do comportamento de seus pais ou responsáveis.

2 - Introduza o assunto nas conversas cotidianas

Sempre é bom ensinar sobre o quanto o preconceito causa sofrimento em outras pessoas e também em quem cultiva esse tipo de sentimento.

3 - Ensine a respeitar a opinião dos colegas

Se perceber que a criança está com dificuldades para aceitar opiniões diferentes, é necessário falar, com muito carinho e respeito, sobre isso com elas.

4 - Estimule a integração

Ao invés de incentivar ações que geram apenas a competitividade entre ela e as outras crianças, estimule a integração e a colaboração de ambas

E na sua casa, você já utiliza alguma dessas dicas que passamos? Como é a relação do seu filho com a diversidade? 

 

Lançamento Box da Diversidade

No dia 10 de junho, em parceria com a Piraporiando, lançaremos a nova box com um tema mais que importante para se trabalhar com as crianças, a diversidade. 

Para marcar o lançamento da Box da Diversidade, será realizado uma live no nosso perfil do Instagram, com a presença da autora e fundadora da Piraporiando, Janine Rodrigues. 

Informações

Live de Lançamento

10/06 às 21h

@boxcambalhota 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você