[ editar artigo]

A importância do brincar de faz de conta

A importância do brincar de faz de conta

As brincadeiras imaginativas, que conhecemos como faz de conta, são muito comuns durante a infância. Quando os pequenos brincam de ser super-heróis, princesas, alienígenas, eles estão fazendo muito mais do que se divertir.

Por meio das brincadeiras, os pequenos podem expressar os seus pensamentos e reproduzir as experiências que vivem em seu cotidiano.

Só para exemplificar, ao brincar de escolinha, seu filho assume o papel de professor, onde ele pode reproduzir as novidades mais marcantes do seu dia.

Ou seja, com as brincadeiras de faz de conta ele consegue digerir e acomodar as diversas experiências pelas quais passa, bem como os sentimentos e as emoções que vivencia.

Além disso, o faz de conta ajuda a criança a desenvolver habilidades como a criatividade, empatia e competências sociais na infância.

Conheça a seguir como essas brincadeiras podem ajudar a desenvolver uma criança criativa e um adulto mais sensível!

 

A importância do faz de conta

Quem não tem uma boa lembrança para contar de situações vividas na infância, ou de momentos em que os pais, avós, tios e professores liam histórias?

Pois é, era muito divertido e nos possibilitava fazer viagens mentais onde a exploração do imaginário não tinha limites!

Hoje, com a vida atribulada que levamos, temos tido poucos momentos para explorar a criatividade de nossos pequenos e proporcionar grandes “viagens” pelo mundo da imaginação.

O processo de criar e imaginar é muito importante para o desenvolvimento infantil. Por meio dele a criança aprende mais sobre si e também lições importantes para a sua vida adulta.

Segundo pesquisa publicada no site Psycholgy Today, as brincadeiras de “mentirinha” trazem diversos benefícios para as crianças. 

Confira abaixo alguns aprendizados proporcionados pelo faz de conta:

Aprender sobre si mesmo

As brincadeiras de faz de conta são o primeiro momento em que as crianças colocam em prática os seus próprios pensamentos, gostos e habilidades.

Por exemplo, a identificação com bonecos e bonecas possibilita uma forma de os pequenos expressarem seus sentimentos e ideias.

Além disso, a magia da brincadeira do faz de conta está na descoberta da criança em poder ser o que ela quiser. Isso alimenta a sua estima em assumir qualquer profissão quando for adulto.

Empatia

O principal exercício da empatia é assumir as situações e problemas enfrentados pelo próximo. Esse ato de generosidade é estimulado principalmente na infância.

Além do contato com coleguinhas e familiares, ao assumir papéis de outras pessoas ou até animais e seres fictícios, as crianças têm que fazer o esforço de entender realidades diferentes das suas.

A princípio, é normal que as crianças enxerguem o mundo apenas do seu próprio ponto de vista, mas essas atividades farão com que seu filho entenda os sentimentos daqueles que o rodeiam.

Enfrentar medos e novidades

Através das brincadeiras as crianças assimilam seus medos e problemas, inclusive de situações cotidianas.

Só para exemplificar, é comum as crianças brincarem de médico fingindo ter um machucado grave, ou até mesmo inventando que alguma pessoa querida morreu no faz de conta.

Não precisa se assustar. Este é o modo da criança explorar experiências confusas e assustadoras.

Ao criar dramatizações de situações que a afligem, elas se tornam mais preparadas para compreender e enfrentar situações no mundo real.

Resolução de conflitos

Apesar de acreditarmos que os pequenos não tem conflitos durante a infância, ao brincar de faz de conta eles abordam diferentes dilemas do seu contexto.

Além disso, quando acompanhado dos coleguinhas, diversos embates podem acontecer, como exemplo: duas crianças querendo desempenhar o mesmo papel.

Por isso, sozinho ou acompanhado, as crianças são obrigadas a utilizar importantes habilidades de resolução de problemas que serão úteis em toda a sua vivência.

Linguagem e comunicação

Neste contexto, falando e argumentando com os outros durante a brincadeira, elas aprendem como as palavras são importantes para representar uma história e organizar o jogo.

Além disso, as brincadeiras de faz de conta se baseiam no uso de símbolos, ou seja, usamos um objeto para representar outra coisa. Um pente para simbolizar um microfone, uma caixa de papelão simulando um forte etc.

Esse tipo de raciocínio é a base para a linguagem, pois as próprias palavras são símbolos!

Afinal, nossas palavras representam nossos pensamentos e idéias. 

Assim, esse processo ajuda a criança a fazer a conexão entre a linguagem falada e a escrita, habilidade que mais tarde auxiliará na aprendizagem da leitura e na forma de se expressar.

 

Em resumo, fingindo ser um pirata ou uma princesa de conto de fadas, as crianças aprendem a resolver problemas, cooperar e expressar suas ideias.

Por isso, brincar de faz de conta é tão importante para o desenvolvimento infantil!

Através da brincadeira de faz de conta,  a criança utiliza sua imaginação de forma livre e criativa.

Ao mesmo tempo, começa a desenvolver habilidades sociais que ela irá usar ao longo de toda sua vida.

Para ajudar nesse processo, nós da Box Cambalhota  propomos um novo jeito de brincar de forma criativa com o desenvolvimento de caixas com jogos e brincadeiras para crianças a partir de 4 anos. 

Por meio de temas que trabalham a curiosidade, nutrição, mindfulness, contação de histórias e muito mais, nós buscamos auxiliar você a reforçar ainda mais esse laço de amor e cuidado com seu filho.

Para isso, também preparamos um material de apoio para os pais, que facilitam esses momentos juntos. Clique no banner abaixo para assinar ou escolha a sua caixa avulsa!

Mundo Cambalhota
Equipe Mundo Cambalhota
Equipe Mundo Cambalhota Seguir

Comunidade colaborativa para conectar pais e profissionais empenhados em desenvolver crianças melhores e mais felizes para o mundo.

Ler conteúdo completo
Indicados para você