[ editar artigo]

Como cuidar do meio ambiente? 7 dicas para ensinar aos filhos

Como cuidar do meio ambiente? 7 dicas para ensinar aos filhos

Você já parou para pensar como atitudes simples do dia a dia podem gerar ensinamentos importantes para as crianças sobre como cuidar do meio ambiente?

Do descarte correto de lixo à diminuição de desperdícios, muito pode ser feito para gerar mais equilíbrio para todo o planeta e o futuro das novas gerações.

Nas escolas, já vemos muitos projetos voltados para a educação ambiental, mas é em casa que a aplicação desses conhecimentos pode se tornar ainda mais evidente e interessante para os pequenos.

Por isso, selecionamos, neste artigo, 7 dicas essenciais sobre como cuidar da natureza, que podem fazer parte do cotidiano da família e garantir tanto o aprendizado quanto a diversão dos filhos. Confira! 

 

Por que ensinar as crianças a como cuidar do meio ambiente?

Apesar de terem maior força na atualidade, os debates sobre a importância do cuidado com o meio ambiente se desenvolvem no mundo desde a década de 60.

Tudo se iniciou quando países começaram a se preocupar com as consequências da interferência humana na natureza e perceber que mudanças de atitude seriam necessárias para manter os recursos que ainda temos.

De lá para cá, a expressão “educação ambiental”, mencionada pela primeira vez na Conferência de Educação da Universidade de Keele (em 1965), foi o principal tema de diversos eventos e discussões políticas.

Um dos principais foi a Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano (ou Conferência de Estocolmo), que aconteceu entre 5 e 16 de junho de 1972 e deu origem ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

Este foi o momento em que os países não só mostraram suas preocupações, como também buscaram instituir princípios que orientassem o desenvolvimento de políticas ambientais em todo o planeta.

Mas, é claro, a mudança não aconteceria do dia para a noite e hoje, mais que nunca, é necessário educar a população sobre pequenas atitudes do cotidiano, como coleta seletiva de lixo, reciclagem e consumo sustentável. 

A grande diferença é que, quando esse processo começa já na infância, fica mais fácil criar gerações mais preocupadas em como cuidar do meio ambiente. 

Ou seja, as crianças se tornam mais propensas a respeitar a fauna e a flora, assim como buscar o equilíbrio desde cedo.

Porém, é importante destacar que esse cuidado com a natureza precisa ir além do 5 de junho e se tornar parte essencial das atividades mais simples que elas desenvolvem todos os dias, principalmente em casa.

 

7 dicas sobre como cuidar da natureza

Agora que você já sabe por que cuidar do meio ambiente é tão importante, principalmente para as próximas gerações, que tal já começar a introduzir o assunto para seu pequeno ou pequena?

Para ajudar, nós separamos, abaixo, sete dicas que não se prendem apenas à teoria e incentivam os cuidados desde cedo. Confira!

 

1. Ensine sobre o descarte correto de lixo

Uma das atividades mais básicas para se aprender sobre o respeito à natureza é o descarte correto de lixos orgânicos e inorgânicos. 

A separação de materiais (como vidro, papel e plástico) é muito importante para a reciclagem e, desde os primeiros anos, você já pode adotar as cores da coleta seletiva para facilitar o hábito em casa e na rua. 

Sendo assim:

  • use o amarelo para metais em geral;

  • azul para papel e papelão;

  • verde para vidros;

  • vermelho para plásticos;

  • e marrom para orgânicos.

 

Além disso, ensine também por que é importante não jogar o lixo na rua e incentive seu filho a carregar sempre uma sacolinha para guardar os materiais descartados caso não haja uma lixeira por perto.

 

2. Estimule o consumo sustentável

Incentive as crianças a utilizarem, quando possível, os 3 Rs do consumo sustentável:

  • reduzir a geração de resíduos por meio da compra e uso de acordo com as necessidades;

  • reutilizar objetos para a mesma função ou finalidades diferentes. Exemplos: utilizar garrafas de vidro na decoração ou doar roupas que não servem mais;

  • reciclar para que materiais descartados voltem a ser matéria-prima de outros objetos.

Esses três pilares auxiliam não só na redução de desperdícios, como também ajudam a diminuir a extração de recursos vindos diretamente da natureza. 

 

3. Proponha brincadeiras que envolvam reciclagem

Falando em reciclagem, você também pode aproveitar materiais do dia a dia, como caixas de leite e rolos de papel higiênico, para desenvolver brincadeiras com seu filho.

Pesquise vídeos de Do It Yourself (DIY) para crianças e descubra um mundo de possibilidades de brinquedos, desenhos e jogos que vocês podem criar juntos em casa.

Além de ser uma prática que estimula a criatividade e o aprendizado no geral, o DIY é uma das formas mais divertidas de ensinar sobre como cuidar do meio ambiente.

 

4. Incentive a criação de hortas e plantas em casa

Para entender como cuidar da natureza, é importante que as crianças também estejam próximas a ela. 

Uma das melhores sugestões para isso é, então, criar uma hortinha ou cultivar plantas em casa e envolver os pequenos na responsabilidade de plantar, regar, adubar (com cascas de frutas e legumes, por exemplo) e acompanhar todo o ciclo de vida desses seres. 

Essas pequenas atitudes positivas ajudarão a compreender melhor como a flora impacta nas nossas vidas e a importância da preservação de florestas e dos recursos naturais, por exemplo. 

 

5. Ajude-os a evitar desperdícios

Outro ponto essencial sobre esse processo de aprendizado é saber sobre os impactos do desperdício para o meio ambiente. 

Dessa forma, desde cedo, é possível incentivar campanhas em casa para diminuir o tempo no banho, sempre apagar a luz ou desligar aparelhos eletrônicos quando sair de um cômodo e, é claro, comer apenas o necessário para evitar que a comida seja perdida.

Conforme as crianças forem crescendo, esse discurso passa a valer também para outros bens de consumo, como brinquedos, materiais escolares e roupas que não precisem ser trocados rapidamente.

 

6. Planeje passeios ao ar livre 

Mais uma vez o contato com a natureza se mostra parte fundamental das dicas como sobre cuidar do meio ambiente. 

Sendo assim, quando for possível, leve-os para passeios no campo, parques, praias e áreas de ar livre, para que consigam conviver de perto com a fauna e a flora desses locais. 

Aproveite para trazer para a realidade os ensinamentos da escola e mostrar como todos os animais e plantas dependem de atitudes positivas dos humanos para viverem em equilíbrio.

 

7. Escolha filmes e jogos que também falem sobre meio ambiente

Por fim, tente trazer para os momentos em família filmes e jogos que abordem assuntos relacionados à natureza e ajudem as crianças a entender como funcionam os diferentes ecossistemas.

Animações como Procurando Nemo e Moana, além de muito divertidas, são bons exemplos das relações entre humanos e meio ambiente. 

Pesquise também sobre aplicativos e outras atividades que façam esse alinhamento entre o tema e a realidade da criança.

Afinal, a brincadeira torna os ensinamentos sobre como cuidar do meio ambiente mais leves e ajudam a fixar informações importantes desde a primeira infância.

Aqui na Box Cambalhota, além do foco na criação de vínculos familiares, nossos jogos e brincadeiras também buscam estimular o contato mais próximo com a natureza ao longo de cada etapa de desenvolvimento.

As nossas caixas, planejadas para crianças a partir de 4 anos, são sempre pensadas com o objetivo de gerar diversão e aprendizado, tanto para os pequenos quanto para os pais! 

Garanta a sua assinatura ou adquira a sua caixa avulsa agora mesmo!


 

Mundo Cambalhota
Equipe Mundo Cambalhota
Equipe Mundo Cambalhota Seguir

Comunidade colaborativa para conectar pais e profissionais empenhados em desenvolver crianças melhores e mais felizes para o mundo.

Ler conteúdo completo
Indicados para você