[ editar artigo]

O que é musicalização infantil? Entenda sua importância!

O que é musicalização infantil? Entenda sua importância!

Antes de mais nada, pense na última música que tocou além do seus ouvidos, aquela música que carrega emoções e sentimentos a cada batida ou te faz querer dançar de tanta alegria. A musicalização infantil traz essa sensação para os pequenos e ainda oferece diversos benefícios.

Por isso, escutar música com as crianças é incentivado por pediatras antes mesmo do nascimento. O primeiro sentido que o bebê desenvolve é a audição e a música auxilia na criação do vínculo maternal e no desenvolvimento do bebê.

Segundo um estudo realizado na Universidade Northwestern, nos EUA, as crianças que têm contato desde cedo com a música desenvolvem mais facilidade para aprender a ler e escrever.

Além da melhora e facilidade na escrita e leitura, os pequenos participantes que tiveram relação com um instrumento musical conseguiram distinguir melhor os sons e potencializaram a própria concentração, principalmente em ambientes agitados.

Agora, vamos conhecer um pouco mais sobre os benefícios da musicalização infantil e como aproveitar um tempo de qualidade em família com a música. Acompanhe com a gente!

Musicalização Infantil: benefícios para toda a família!

A música é uma excelente maneira de aproveitar um divertido dia em família e promover atividades físicas para os pequenos de uma maneira leve.

No entanto, os benefícios proporcionados pela musicalização na infância não param por aí!

 

Além de proporcionar alegria para a criançada, a música também promove habilidades essenciais para o crescimento saudável, como a melhora da coordenação motora, por exemplo.

Dessa forma, listamos os cinco principais ganhos que a musicalização pode trazer para seu pequeno e toda a família:

1- Melhora a coordenação motora

Primeiramente, o ensino de instrumentos e a música em si melhoram a coordenação motora e cognitiva. 

A dinâmica dessas atividades, como segurar o instrumento e dançar, aprimoram as habilidades motoras.

2- Estimula a capacidade intelectual

Melhorar a capacidade cerebral e as funções de memória estão entre um dos principais benefícios da música na infância.

Os alunos que foram expostos à música enquanto cresciam se destacam melhor nos estudos. 

Afinal, a música ajuda a estimular a parte do cérebro responsável pela leitura, matemática e desenvolvimento emocional.

3- Ajuda-os a desenvolver habilidades sociais

Enquanto crescem, muitas crianças enfrentam desafios de adaptação social. Dessa forma, incentivá-los a aprender a tocar um instrumento musical ou a fazer parte de um grupo de canto ajudam a superar essa situação.

Isso porque, a participação em um grupo musical os ajuda a desenvolver habilidades sociais, como se relacionar com as pessoas, trabalhar em equipe, liderança e disciplina.

4- Aumenta a confiança

A princípio, aprender a tocar um instrumento musical pode ajudar muito em possíveis problemas de autoconfiança das crianças.

Com a prática da musicalização infantil, os pequenos começam a desenvolver seus gostos e suas habilidades por conta própria. 

Assim, eles se sentem motivados e confiantes a serem melhores em suas habilidades.

5- Inspira criatividade

Temos que concordar que os músicos nos inspiram criatividade, certo? Agora, pense que toda essa força criativa pode estar bem do seu lado.

Seja imaginando uma letra de música ou criando sons com um instrumento, o contato da criança com a música aprimora o seu espírito criativo.

Além de ser uma habilidade essencial para a vida dos pequenos, a música pode favorecer momentos divertidos e dinâmicos em família.

Só para exemplificar, em uma noite de contação de histórias em família adicione a trilha sonora de acordo com a narrativa. 

O momento lúdico ficará mais atrativo para a participação das crianças e contribuirá com o pensamento imaginativo, construindo suas próprias conexões a partir dos sons e das histórias.

 

Maneiras divertidas de adicionar música às suas atividades diárias

Agora que você conhece os benefícios da música para as crianças à medida que crescem, listamos algumas maneiras simples e divertidas de adicioná-la a sua rotina:

  • Cante histórias de ninar para eles antes de dormir.

  • Ensine-lhes algumas músicas para adicionar à rotina, como quando escovam os dentes ou músicas para ajudá-los a lembrar os nomes dos planetas.

  • Vai fazer uma viagem de longa distância? Adicione um pouco de karaokê e coloque todo mundo para cantar. 

  • Planeje uma maratona musical e apresente filmes e desenhos que envolvam a música. 

Em resumo, a música é uma parte essencial e importante da vida de uma criança. Por isso, incentivar a prática de tocar instrumentos musicais, dançar ou cantar pode auxiliar em diversos aspectos da vida dos pequenos.

Além das habilidades que citamos anteriormente, a música é uma boa maneira de criar memórias para a vida e  das mamães e papais conseguirem ficar pertinho do músico mais famoso do seu mundo!  

Por isso, tirar um tempo de qualidade em família é uma atitude essencial para o desenvolvimento das crianças.

Aqui na Box Cambalhota, nós propomos um novo jeito de brincar em família, com o desenvolvimento de caixas com jogos e brinquedos educativos para crianças a partir de 4 anos.

Por meio de temas que trabalham a curiosidade, nutrição, mindfulness, contação de histórias e muito mais, nós buscamos auxiliar no desenvolvimento saudável do seu filho.

Para isso, também preparamos um material de apoio para auxiliar os pais a reforçar o vínculo familiar e os laços de amor com os pequenos.  Assine agora mesmo ou escolha a sua caixa avulsa!

Mundo Cambalhota
Equipe Mundo Cambalhota
Equipe Mundo Cambalhota Seguir

Comunidade colaborativa para conectar pais e profissionais empenhados em desenvolver crianças melhores e mais felizes para o mundo.

Ler conteúdo completo
Indicados para você