Mundo Cambalhota
Mundo Cambalhota
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Tempo de qualidade com os filhos: entenda sua importância

Tempo de qualidade com os filhos: entenda sua importância
Equipe Mundo Cambalhota
dez. 15 - 4 min de leitura
000

Embora a rotina cada vez mais corrida seja uma realidade comum, é importante investir em tempo de qualidade com as pessoas amadas e, principalmente, com as crianças.

Vale dizer que um tempo de qualidade com seus filhos é melhor do que uma quantidade enorme de horas sem dedicação.

Inclusive, podemos associar a frase: “quantidade não quer dizer qualidade” que, nesse caso, é uma grande verdade.

Pensando nisso, escrevemos esse texto para você aprender sobre a importância do tempo de qualidade e como encaixá-lo perfeitamente em sua rotina.

Continue a leitura com a gente! 

 

Afinal, o que é tempo de qualidade?  

A expressão “tempo de qualidade” é um período em que dedicamos exclusivamente nossa atenção a alguém, com o objetivo de estreitar a relação com essa pessoa.

Como já dito, as obrigações do dia a dia reduzem significativamente as horas livres que temos e, por isso, muitas vezes não conseguimos um tempo sem interrupções e distrações.

Só para exemplificar, uma pesquisa britânica levantou a realidade em 25 países ao redor do mundo e revelou que homens e mulheres dispõem apenas de 36 minutos do seu dia para dedicar tempo de qualidade à sua família.

O impacto disso tudo nos relacionamentos familiares é que as mamães e papais têm a sensação de não aproveitarem as etapas de crescimento dos filhos.

Justamente por isso é bom aproveitar o tempo livre. Mesmo que sejam poucos minutos, é importante parar e ter tempo de qualidade com quem realmente importa.

A importância de passar um tempo de qualidade com os filhos

Durante toda a infância, a criança está passando por um processo de aprendizagem de um mundo novo, principalmente quando elas começam a ter convívio social nas creches e escolinhas.

Por isso, o tempo de qualidade é tão importante. Pois esse momento juntos exige dedicação, diálogo e muito afeto.

Tirar um tempinho longe dos celulares, televisores, computadores, rádios e concentrar sua atenção exclusivamente ao seu pequeno é um tempo de dedicação.

Em reflexo, os pequenos se sentem mais reconhecidos e seguros para dividir todos os momentos, bons e ruins, com a figura mais importante para eles,

Mas vale dizer, um tempo de qualidade não quer dizer deixar as regras de lado. A imposição de limites também é exemplo de amor e a chance de um tempo de qualidade com a criança.

Por exemplo, ao impossibilitá-lo de brincar com determinado brinquedo, que tal sentar e explicar o motivo dessa brincadeira não poder ser realizada agora? 

Temos a certeza que será um momento de crescimento e conexão muito importante para os dois.

Benefícios

Melhora a qualidade de vida

Os momentos de descontração ao lado da família são significativos para relaxar e para melhorar a qualidade de vida do ambiente familiar.

 

Contribui para o desenvolvimento infantil

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, crianças menores de dois anos não devem ser expostas às telas, mesmo que passivamente, pois pode prejudicar o desenvolvimento infantil.

No entanto, é preciso estimular atividades lúdicas e que fortaleçam as suas habilidades psicomotoras. 

Por isso, é importante contar com jogos educativos e outras atividades variadas em família.

 

Reforça os laços familiares

Experiências diversas, dentro e fora de casa, e os dias de lazer ao lado de quem se ama são essenciais para transmitir valores, fortalecer a cumplicidade, transmitir segurança, entre outros pontos.

Mas, o principal, é que contribuem para um tempo de qualidade da família e o fortalecimento de vínculos muitas vezes deixados de lado devido a correria do dia a dia.

Lembre-se: você não precisa necessariamente passar todo o tempo com o seu filho, mas sim dedicar um tempo do seu dia para se fazer presente. 

Portanto, cuide, brinque, converse, se dedique e seja melhor para seu filho do que qualquer brinquedo.

 

Aqui na Box Cambalhota, nós propomos um novo jeito de brincar em família com o desenvolvimento de caixas com jogos e brincadeiras para crianças a partir de 4 anos. 

Por meio de temas que trabalham a curiosidade, nutrição, mindfulness, contação de histórias e muito mais, nós buscamos auxiliar no desenvolvimento saudável do seu filho.

Para isso, também preparamos um material de apoio para os pais, que facilitam esses momentos juntos. Assine agora mesmo ou escolha a sua caixa avulsa!


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você