Mundo Cambalhota
Mundo Cambalhota
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Pediatras dão dicas a pais que ainda não conseguiram organizar rotina

Pediatras dão dicas a pais que ainda não conseguiram organizar rotina
Canguru News
abr. 19 - 5 min de leitura
000

Com a família toda dentro de casa, pais e responsáveis pelas crianças precisam se reorganizar para cuidar das crianças em tempo integral, dar conta das tarefas domésticas e ainda realizar o trabalho remoto. Para auxiliá-los, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) divulgou um documento com orientações sobre como lidar com as crianças na quarentena para as famílias que ainda não conseguiram organizar a nova rotina. O documento foi elaborado pelo Departamento Científico (DC) de Desenvolvimento e Comportamento da SBP. 

Liubiana Arantes de Araújo, presidente do departamento, aponta que este novo contexto de convivência acende um alerta para o estresse tóxico, situações de estresse e adversidade que, quando vividas na infância, podem trazer diversas consequências. Entre elas, transtornos do sono, irritabilidade, piora da imunidade, transtorno de ansiedade, depressão, queda no rendimento escolar e estilo de vida pouco saudável. "Se os pilares de saúde dos filhos não forem respeitados, a tensão diária e elevada gerada pela situação de pandemia pode acarretar em diferentes transtornos", explica. 

O documento da SBP foi elaborado visando evitar tudo isso e traz recomendações que foram baseadas em pesquisas da Neurociência e em publicações científicas recentes. Para saber como lidar com as crianças na quarentena, veja essas recomendações abaixo:

Planeje. Os pais devem discutir e estabelecer os horários de cada tarefa. É importante que os afazeres sejam organizados de modo a possibilitar que as crianças tenham a atenção dos pais e permaneçam sob supervisão quando necessário. Também é preciso planejar a agenda dos filhos, em comum acordo com eles, visando manter em dia os estudos, a leitura, os exercícios, o sono e o ócio criativo. 

Não abuse das telas. As crianças não podem passar o tempo todo em frente às telas - do celular, do tablet, do computador ou da TV. Os pais devem se atentar para respeitar os limites que a SBP recomenda para cada faixa etária. Crianças menores de dois anos não devem ser expostas a telas, mesmo que passivamente.

Inclua a criança nas atividades domésticas. Os pais podem delegar algumas tarefas domésticas às crianças e aos adolescentes - claro, sempre respeitando a capacidade de acordo com as idades de cada um. 

Fiquem juntos. A família deve incluir momentos em que está reunida em sua agenda. Esses momentos devem ser preenchidos com atividades alegres e prazerosas. Tentem realizar as refeições juntos, por exemplo. 

Não esqueça da atividade física. Os pais devem planejar para que os pequenos não passem o dia todo jogados no sofá. A atividade física pode ser incluída na rotina em mais de um horário do dia e pode ser feita em conjunto, com a participação de pais e filhos. É possível abusar da criatividade nesse momento: os exercícios podem ser circuitos com travesseiros e garrafas plásticas, pular corda, dançar, artes marciais, entre outros. 

Use a tecnologia a seu favor. Os pais podem e devem estimular os pequenos a conversar com os avós por videoconferência. O papo deve ser alegre e descontraído. Além disso, a conversa ainda pode servir para mostrar às crianças que os avós estão em boas condições de saúde, o que vai tranquilizá-las. 

Reforce as recomendações do Ministério da Saúde. Os pais devem ensinar aos pequenos a forma correta de higienizar as mãos, além de orientá-los a proteger o rosto ao espirrar ou tossir e a evitar o contato físico. Tudo isso deve continuar fazendo parte da rotina mesmo quando a pandemia passar. As orientações podem ser feitas por meio de ferramentas lúdicas, como músicas, leituras e brincadeiras.

Converse. Aos pais que se perguntam como lidar com as crianças na quarentena: a conversa é muito importante. É preciso explicar aos filhos sobre a situação que vivemos, usando linguagem simples e apropriada para cada idade. É recomendado falar tranquilamente, para que os pequenos não fiquem com medo, ansiosos ou estressados. Ressalte que as medidas atuais são formas de prevenção e que a expectativa é de bons desfechos. Também é preciso fornecer um ambiente acolhedor às crianças, para que elas sintam que podem expressar seus sentimentos e suas dúvidas.

Mantenha-se informado. É importante que os pais reservem um ou dois momentos do dia para se atualizar em relação às informações. Afinal, elas mudam a cada segundo e podem incluir novas recomendações de prevenção. Os pais também devem ficar atentos para não expor as crianças a conteúdos inadequados.

Seja a referência. Segundo a SBP, os pais devem assumir um papel de referência, exercendo eles mesmos o padrão de comportamento que esperam dos filhos. 

Reforce que as crianças não estão de férias. É muito importante que as crianças entendam que o momento não é um período de férias, mas uma situação emergencial e transitória de reorganização social. Por isso, as atividades cotidianas devem continuar sendo cumpridas. 

Leia também:

Rotina Infantil: como criar e manter durante o isolamento social?
Quarentena: veja que cuidados tomar com os bebês e as crianças em casa


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você