[ editar artigo]

Alfabetização infantil: a importância da família nesse processo

Alfabetização infantil: a importância da família nesse processo

A alfabetização infantil é, sem dúvidas, uma das etapas mais importantes e significativas do desenvolvimento da criança. 

Isso porque, independentemente da idade em que começa, esse processo abre portas para uma nova visão de mundo e de possibilidades para os pequenos. 

Afinal, eles passam a entender a escrita desde rótulos de embalagens comuns da rotina até seus livros favoritos.

É claro que nada acontece do dia para a noite, mas a soma do aprendizado na escola com os estímulos em casa faz com que a arte de atribuir significados aos códigos de linguagem seja divertida e mágica para eles. 

Aliás, é exatamente na convivência com a família que a habilidade de leitura e escrita se expande e pode se desenvolver com mais naturalidade e leveza.

Por isso, neste artigo, iremos abordar algumas dicas importantes sobre o papel dos pais nesse processo tão bonito que é a alfabetização infantil. Vamos lá?

 

O papel da família no processo de alfabetização infantil

Muito além da ajuda diária nos exercícios de casa passados pela escola, a família exerce um papel fundamental na educação dos pequenos para o mundo. 

A palavra “educação”, inclusive, que automaticamente nos remete às instituições de ensino, já existe na vida das crianças muito antes do primeiro dia de aula e está atrelada a todos os aprendizados que elas têm desde o nascimento.

Segundo a Mestre em Psicologia Escolar Juliana Spinelli Ferrari, em seu artigo para o portal Brasil Escola, de forma consciente ou não, os pais sempre participam do desenvolvimento educacional de seus filhos. 

Seja por meio de diálogos do dia a dia, de seus comportamentos ou de ensinamentos passados de geração para geração. 

Quando uma criança diz as famosas “palavrinhas mágicas” ou não aceita conversar com pessoas que não conhece na rua, ela está reproduzindo, de maneira natural, a educação que recebe em casa.

Na alfabetização infantil, portanto, o envolvimento dos pais não precisa ser diferente. Ele pode acontecer com a mesma leveza e começar nas experiências vivenciadas em família. 

Os momentos de brincadeira podem ensinar novas palavras, assim como os livros ilustrados que as crianças gostam tanto.

O mais importante é lembrar que a alfabetização na educação infantil já segue um sistema e acontece de maneira formal na escola. 

Sendo assim, em casa, esse processo tem a liberdade de se desenrolar de forma mais lúdica, natural e criativa, tanto para as crianças quanto para os próprios pais.

 

Como os pais podem se envolver na alfabetização infantil?

São muitos os exemplos de como os pais - ou os avós, tios e outros familiares próximos à criança - podem auxiliar no processo de alfabetização infantil.

Mas aqui, resolvemos focar nas sugestões mais simples, que são fáceis de aplicar na rotina e estimulam a criança a se divertir também. Confira abaixo:

 

Peça ajuda em pequenas tarefas que envolvem escrita

Vai fazer uma lista de compras para o supermercado ou de itens para um passeio em família? Por que não chamar, então, o pequeno para ajudar nesse processo?

Quando você escreve na frente dele e lê essas palavras, ele têm mais facilidade de entender os sons e significados desses símbolos que, provavelmente, já fazem parte de sua rotina.

 

Embarquem juntos no universo dos livros

Os livros têm muito a ensinar e podem tornar o processo de alfabetização infantil muito mais divertido!

Você pode selecionar as histórias que seu filho mais gosta e ir evoluindo da leitura das imagens até a leitura das palavras. 

Para facilitar o processo de entendimento, acompanhe com o dedo as palavras e, se possível, peça que ele também leia alguns trechos - mesmo que seja para inventar a história ou só descrever as ilustrações. 

Criar esse hábito de leitura é muito importante não só para estimular a alfabetização, como também para incentivar a criatividade, o senso crítico e a empatia.

 

Escreva bilhetinhos carinhosos

Outra maneira de encorajá-los a desbravar esse universo é por meio da leitura de bilhetinhos escritos por você. 

Em papéis coloridos e em letra de fôrma, deixe recadinhos carinhosos sobre o desempenho deles ou mensagens bonitas que eles já estão acostumados a ouvir no dia a dia, como um “eu te amo”.

É uma ideia bastante simples, mas que faz com que as crianças se sintam mais acolhidas e incentivadas a continuar, mesmo que existam vários desafios na etapa de alfabetização infantil.

 

Redescubra o mundo com eles

Esta é uma das dicas mais importantes. Quando o seu filho começa o processo de alfabetização, ele já conhece as cores, as formas, o caminho da escola, seus lugares favoritos e pessoas com quem convive.

Mas todo esse universo ganha outro significado quando ele aprende a ler e escrever essas palavras, nomes e endereços. 

Sendo assim, você pode aproveitar essa conexão com a realidade dele para ajudá-lo a ler as embalagens de seus lanchinhos favoritos ou placas de rua, que permitem identificar onde vocês estão, por exemplo.

Também é possível brincar de escrever os nomes de pessoas que ele gosta, dos animaizinhos de estimação ou de objetos que fazem parte de cada cômodo da casa.

Esse processo de redescobrir o mundo por meio das palavras, além de proporcionar um tempo maravilhoso para vocês dois, desperta o interesse da criança para um aprendizado mais natural e divertido.

Inclusive, se precisar de uma ajudinha para tornar a alfabetização infantil mais agradável e criativa em casa, conte com a Box Cambalhota.

Aqui, nós propomos um novo jeito de brincar e aprender em família, com caixas de jogos e brincadeiras para crianças a partir de 4 anos. 

Também preparamos, mensalmente, materiais de apoio para auxiliar os pais em cada etapa de desenvolvimento dos pequenos, proporcionando mais momentos de união entre a família. Assine agora mesmo ou escolha a sua caixa avulsa!

Mundo Cambalhota
Equipe Mundo Cambalhota
Equipe Mundo Cambalhota Seguir

Comunidade colaborativa para conectar pais e profissionais empenhados em desenvolver crianças melhores e mais felizes para o mundo.

Ler conteúdo completo
Indicados para você