Mundo Cambalhota
Mundo Cambalhota
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Por que ler para crianças é importante? Entenda!

Por que ler para crianças é importante? Entenda!
Equipe Mundo Cambalhota
jan. 28 - 4 min de leitura
000

Sem dúvidas, a leitura para as crianças é um dos processos de maior aprendizado para os pequenos e também para a família. Mas por que ler para crianças é importante?

De acordo com um estudo realizado no Hospital de Rhode Island, um grupo de bebês em que a leitura era realizada frequentemente teve um aumento de 40% no seu vocabulário receptivo, ou seja, o número de palavras que ele entende.

Enquanto isso, no grupo de bebês que não tiveram contato com a contação de histórias, esse aumento foi de apenas 16%. 

Além disso, a atividade promove a livre imaginação dos pequenos e, consequentemente, o pensamento criativo. Mas ainda tem muitos outros benefícios em ler e se divertir em família! 

Vamos descobrir mais juntos? Acompanhe esse texto com a gente!

 

Por que ler para as crianças é importante? Conheça os benefícios!

A leitura é tão importante, que “receitar livros” se tornou uma recomendação médica no exterior e no Brasil.

Nesse contexto, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) criou a campanha “Receite um Livro”, onde incentiva os profissionais da saúde a estimularem a leitura parental para as crianças.

Ao mesmo tempo, a SBP destacou alguns benefícios em ler para crianças:

 

Desenvolve o raciocínio, o vocabulário e a empatia

Como apontado pelos estudos do Hospital de Rhode Island, criar uma rotina de leitura ajuda no desenvolvimento do vocabulário e do raciocínio.

Ao passo que os pequenos acompanham as histórias, eles aprendem a compreender causa e efeito, a exercitar a lógica e a pensar em conceitos abstratos.

Além disso, ler para crianças faz com que elas desenvolvam sua empatia, uma vez que os pequenos entendem as emoções e sentimentos do protagonista. 

 

Ajuda a criança a lidar com os sentimentos e as emoções

As histórias infantis geralmente são escritas com foco no aprendizado do protagonista frente às adversidades. Ao longo do conto, os personagens recebem interessantes lições sobre como lidar com os seus próprios sentimentos.

Dessa forma, ler para crianças uma história relevante para sua vivência pode ajudar a compreender seus sentimentos e a lidar com uma  determinada situação. 

Só para exemplificar, se o seu filho está estressado com o primeiro dia na escola ou com a mudança para uma nova casa, você pode ler um livro para ele que mostra que essas não devem ser experiências dolorosas.

 

Estimula a curiosidade, a imaginação e a criatividade

Os livros são verdadeiros portais mágicos que nos levam para outros mundos e a única chave é a nossa imaginação.

Por isso, ler para crianças é necessário, pois elas desenvolvem o pensamento criativo e analítico.

Dessa forma, os pequenos terão um olhar crítico sobre os mais variados temas, dispostos a opinar e criticar, além de se sentirem livres para criar e experimentarem novas ideias.

 

Fortalece os vínculos

Sobretudo, contar histórias para os pequenos dá a eles uma sensação de intimidade e bem-estar

Além de ser uma boa maneira de criar memórias para a vida, ler para crianças faz com que elas se sintam valorizadas e amadas. 

Por isso, tirar um tempo de qualidade em família é uma atitude essencial para o desenvolvimento das crianças.

 

O tempo em família deve simbolizar o aconchego de um abraço, a conexão de uma risada e a companhia de quem mais se ama.

Entretanto, estar mais presente no dia a dia do seu filho por meio da leitura, não exclui a programação de outras atividades em família.

Aqui na Box Cambalhota, nós propomos um novo jeito de brincar em família, com o desenvolvimento de caixas com jogos e brinquedos educativos para crianças a partir de 4 anos.

As caixas são temáticas e tratam de diversos assuntos importantes para o desenvolvimento dos pequenos, proporcionando aprendizado através de deliciosos momentos de conexão familiar.

Para isso, também preparamos um material de apoio para auxiliar os pais a reforçar o vínculo familiar e os laços de amor com os pequenos.  Assine agora mesmo ou escolha a sua caixa avulsa!


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você