Mundo Cambalhota
Mundo Cambalhota
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Teatro de fantoches: uma ótima maneira de divertir e ensinar os pequenos

Teatro de fantoches: uma ótima maneira de divertir e ensinar os pequenos
Equipe Mundo Cambalhota
set. 4 - 5 min de leitura
000

Além de pura diversão para as crianças, o teatro de fantoches é uma grande fonte de aprendizado.

O teatro de fantoches possibilita uma maior identificação das crianças com as histórias contadas. Essa forma de expressão está presente em nossa sociedade desde o seu início, quando os homens projetavam as suas sombras nas cavernas para desenhar e contar as suas histórias.

Assim, esta forma lúdica de comunicar estimula a imaginação e o aprendizado das crianças por meio da personificação e dramatização das histórias.

A partir do brincar de faz-de-conta, as crianças assimilam o mundo à sua volta de forma ativa, associando as suas percepções individuais com o ambiente que a cerca.

Pensando nisso, preparamos este texto sobre como o teatro de fantoches contribui para o aprendizado infantil e como deixar essa atração ainda mais divertida. Toda família pode aproveitar!

 

Aprendizado com o teatro de fantoches

O teatro de fantoches é uma das formas mais dinâmicas para educar os pequenos sobre os mais diversos temas.

Afinal, com essa atividade você consegue captar a atenção das crianças e interagir de uma forma alegre. Ou seja, o momento ideal para conversar com os pequenos.

Inicialmente, vocês podem criar os personagens com meias antigas e que não tem mais uso. Pode ser: príncipe, rainha, guerreiras, soldado, bichos e tudo mais que a imaginação permitir.

Selecionou os personagens da sua história? Hora de criar o seu fantoche de meia!

Agora, selecione o tema que deseja abordar melhor com seu filho, você pode criar uma história nova ou adaptar algum conto que eles já conhecem.

Por exemplo, a história do Patinho Feio pode ser utilizada em contextos aparente de bullying.

Durante a apresentação, busque conversar com seu filho, assim eles se sentem participantes da história, aprendendo e desenvolvendo uma nova forma de pensar.

 

Como tornar o espetáculo mais atrativo?

Aproveite as histórias favoritas dos pequenos

Como dito anteriormente, você pode utilizar aquelas historinhas que o seu pequeno ama para abordar os mais variados temas.

Os personagens dão vida ao que eles até então só tinham em sua imaginação. Será um momento mágico para eles!

 

Traga o dia a dia para a história

Procure trazer elementos próximos à realidade do seu pequeno para a história.

Um cenário representando a escolinha ou um personagem que simboliza um membro da família, pode deixar a história muito mais interessante e de fácil identificação.

 

Improvise

Apesar de guiar a história com um conto favorito do seu pequeno ser uma das dicas que citamos aqui, recomendamos aproveitar o espetáculo também para criar e improvisar novas histórias.

A improvisação permite maior uso da criatividade pelos pequenos. Os rumos que as crianças podem criar para as narrativas deixam tudo mais divertido!

 

Interaja com seu pequeno

Lembre-se que este momento é muito importante para o desenvolvimento do seu pequeno. Além de ser uma excelente oportunidade para fortalecer o vínculo familiar.

Portanto, incentive a interação da criança com a história. Procure fazer perguntas diretamente a ele, chame-o pelo nome e, porque não, inclua o seu filho como personagem na história.

Temos certeza que eles ficarão fascinados e muito mais engajados na história do teatro de fantoches.

 

Crie novos personagens

Criar novos personagens e elementos para a história pode ser uma forma de interagir e prender a atenção das crianças.

Assim, a história ficará ainda mais recheada de diversão e possibilidades!

 

Devido ao seu aspecto lúdico, o teatro de fantoches pode, e deve, ser utilizado como estratégia para abarcar diversos temas e conteúdos na educação infantil.

Neste momento em que as crianças estão cada vez mais conectadas, praticar atividades recreativas e com um contato real é essencial para o desenvolvimento dos pequenos.

Aliás, conte com a gente para incentivar a diversão do seu filho longe das telas e com muito aprendizado!

Aqui na Box Cambalhota, nós propomos um novo jeito de estimular o crescimento infantil a partir do lúdico com o desenvolvimento de caixas com jogos e brincadeiras para crianças a partir de 4 anos. 

Por meio de temas que trabalham a curiosidade, nutrição, mindfulness, contação de histórias e muito mais, nós buscamos auxiliar você e seu filho nessa jornada de aprendizagens que é a infância.  

Para isso, preparamos um material de apoio para os pais, que facilitam esses momentos juntos. Clique no banner abaixo para assinar ou escolha a sua caixa avulsa!


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você