[ editar artigo]

Os desenhos educativos e suas influências na formação infantil

Os desenhos educativos e suas influências na formação infantil

 

Quem se lembra da sensação ao assistir o primeiro desenho animado ou daquela lembrança nostálgica das manhãs com os desenhos da TV? Extremamente atrativos, os desenhos educativos também auxiliam no desenvolvimento infantil.

Isso porque as cores, os sons e os movimentos têm um grande impacto em nossos processos cognitivos. Ou seja, as imagens enchem a nossa mente rapidamente, facilitando o processamento pelo nosso cérebro.

Assim, o desenho educativo é uma poderosa ferramenta para o aprendizado dos pequenos. Enquanto se divertem assistindo, as crianças assimilam os valores e ensinamentos que estão sendo transmitidos.

Além disso, os pequenos trabalharão muito a criatividade e imaginação para participarem das histórias, mesmo quando não estiverem assistindo. 

Ainda tem dúvidas sobre o poder dos desenhos educacionais? Então, acompanhe esse texto para saber:

  • Benefícios dos desenhos educativos.

  • Dicas de desenhos educativos.

  • Recomendações para o uso dos desenhos de forma saudável.

Boa leitura!

 

Benefícios dos desenhos educativos

 

Aumenta a imaginação 

Os desenhos animados levam as crianças a um mundo novo, cheio de novos amigos e novas aventuras. 

Dessa forma, os pequenos trabalham a sua imaginação e criatividade para integrar nesse mundo fantástico, mesmo longe das telas.

Além disso, com os ensinamentos apresentados nos desenhos educativos, as crianças se sentirão instigadas a criar e experimentar novas ideias. 

 

Melhora o  vocabulário

A princípio, as crianças começam a formar e usar novas palavras. Ao assistir o desenho, elas aprendem como uma palavra é usada em um determinado contexto e, assim, começa a desenvolver suas habilidades de interpretação.

 

Ensina lições importantes

Em sua maioria, os desenhos educativos foram escritos para ensinar lições e valores importantes para os pequenos.

Só para exemplificar, os desenhos infantis geralmente tem uma história com uma turma de amigos ou familiares que são o apoio do protagonista. 

Assim, essa relação é construída e fortalecida com situações cotidianas que mostram a importância da honestidade, do espírito esportivo, do respeito, entre outros.  

Esses valores ajudam as crianças a compreenderem a perspectiva dos outros e como fortalecer esses laços tão importantes.

Agora, vamos te ajudar a escolher os melhores desenhos educativos para o seu filho.

 

Dicas de desenhos educativos para as crianças

Vale reforçar que o fato de um filme ou série ser em desenho animado, não significa que ele é infantil. 

Por isso, verifique sempre a classificação indicativa do filme e busque ler a sinopse antes de deixar seu pequeno assistir.

Apesar disso, existe uma variedade de desenhos educativos para todas as idades.

Confira as sugestões que separamos com indicação livre. Até as mamães e os papais vão amar acompanhar!

 

Masha e o Urso 

Baseado em um conto folclórico russo, o desenho conta a história de Masha, uma garota de 3 anos de idade que vive em uma casa na floresta. Masha adora explorar as emoções e curiosidades da infância em tudo ao seu redor, o que acaba resultando em confusão.

Mas a pequena pode contar com o seu melhor amigo, o Urso de bom coração, para protegê-la dos perigos.

 

Show da Luna

Luna é uma garota de seis anos que ama ciências, ela acredita que a Terra é um enorme laboratório em que pode descobrir diversas curiosidades. A cada episódio, uma curiosidade é abordada, seja no quintal de casa ou na praia.

O desenho foi criado no Brasil e estimula o raciocínio criativo a partir dos mistérios resolvidos com a ciência.

 

Dora, a aventureira

Com um caráter educativo, o desenho apresenta as aventuras de Dora e seu amigo o macaco Botas interagem com o telespectador para que juntos possam solucionar o problema.

 

Dessa forma, o programa é bastante interativo e trabalha, principalmente, atividades de inglês com as crianças

 

 

Recomendações para o uso dos desenhos de forma saudável

Apesar de os desenhos educativos serem uma ferramenta útil para a educação das crianças, ela deve ser usada com moderação. O tempo longe das telas é essencial para o desenvolvimento saudável dos pequenos.

No entanto, não é preciso excluir totalmente os desenhos educativos da rotina das crianças, é preciso equilíbrio.

Por exemplo, as mamães e papais podem selecionar um desenho educativo para assistir e limitar o prazo de 30 minutos. 

Em seguida, para a família aproveitar ainda mais o tempo juntos, que tal estimular novas práticas de diversão, como jogos de tabuleiros ou uma contação de histórias?  Uma ótima ideia para reforçar os laços de afeto com muita diversão e sorrisos em família

Inclusive, se precisar de uma ajudinha para reforçar ainda mais esses vínculos e o tempo com os filhos, conte com a gente!

Aqui na Box Cambalhota, nós propomos um novo jeito de brincar em família com o desenvolvimento de caixas com jogos e brincadeiras para crianças a partir de 4 anos. 

Por meio de temas que trabalham a curiosidade, nutrição, mindfulness, contação de histórias e muito mais, nós buscamos auxiliar no desenvolvimento saudável do seu filho.

Para isso, também preparamos um material de apoio para os pais, que facilitam esses momentos juntos. Assine agora mesmo ou escolha a sua caixa avulsa!

Mundo Cambalhota
Equipe Mundo Cambalhota
Equipe Mundo Cambalhota Seguir

Comunidade colaborativa para conectar pais e profissionais empenhados em desenvolver crianças melhores e mais felizes para o mundo.

Ler conteúdo completo
Indicados para você