Mundo Cambalhota
Mundo Cambalhota
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Momentos em família: 5 efeitos positivos para os filhos

Momentos em família: 5 efeitos positivos para os filhos
Equipe Mundo Cambalhota
mar. 12 - 5 min de leitura
000

Embora cada vez mais os momentos em família estejam sendo deixados de lado, juntar a família e dividir um tempo livre de interrupções e com muito diálogo favorece, inclusive, o desenvolvimento dos pequenos.

Vale dizer que um tempo de qualidade com seus filhos é melhor do que uma quantidade enorme de horas sem dedicação.

Pensando nisso, no texto de hoje vamos falar sobre os principais benefícios dos momentos em família principalmente para as crianças. Acompanhe com a gente!

 

Conheça 5 efeitos positivos dos momentos em família

 

Melhora o ambiente

Sabemos que quando algo não está bem o clima em casa fica pesado e os integrantes da família geralmente ficam mais calados e afastados, cada um em um canto.

Por isso, os momentos em família são a oportunidade perfeita para evitar essa situação e construir uma relação a longo prazo, inclusive.

Só para exemplificar, em uma adversidade em casa, todos os membros da família estarão mais abertos para sentar e lidar em conjunto.

Em suma, os momentos familiares fortalecem o laço de afeto entre os pais e as crianças, além de abrir mais espaço para o diálogo.

 

Desenvolve a empatia

A princípio, a família é o principal ponto de contato das crianças com as emoções de outras pessoas e, consequentemente, com a empatia.

Dessa forma, a capacidade de estar ciente dos sentimentos dos outros surge a partir da intenção de deixar a mamãe feliz ou não deixar a vovó magoada.

Ou seja, a empatia requer prática e orientação. Portanto, aproveite os momentos em família para exercitar a empatia das crianças.

Crie oportunidades para ouvir e dialogar com os pequenos e incentive-os a assumir a perspectiva de outras pessoas próximas.

Por exemplo, pergunte ao seu filho como estão os coleguinhas e estimule-o a imaginar o que eles estão passando:

  • "Você acha que o Cambalhota está feliz com o novo brinquedo?"
  • "Imagina a saudade que a Maria está da escolinha!"

 

Fortalece o pensamento criativo

Assim como a empatia, a criatividade é uma habilidade que pode ser estimulada e os momentos de diversão em família são ideias para fortalecer o pensamento criativo!

A base das crianças criativas é a busca por respostas e sobre as novidades que despertam a sua curiosidade.

Portanto, é essencial que os responsáveis encoraje as crianças a perguntarem e também façam questionamentos sobre o seu mundo da imaginação.

Só para exemplificar, crie questões sobre um personagem fictício para entender sobre as preferências e aprendizados da criança:  

  • “Como será a voz do Cambalhota?"
  • "Será que ele come outras frutas além de banana?
  • Qual seria a cor do Planeta Cambalhota? ”

 

Aumenta o desempenho escolar

Apesar de ser um momento mais sério, a participação da família é essencial no processo de aprendizagem das crianças.

Segundo dados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), estudantes cujo os pais demonstram interesse pela vida escolar possuem média de desempenho maior em ciências de 414,08 pontos.

Já os alunos sem tanta influência dos pais nos assuntos da escola, a média alcançada foi de 357.19.

Desse modo, com você ao lado oferecendo suporte, podemos afirmar que os pequenos se sentirão mais dispostos a aprender e a superar os erros com mais segurança. 

 

Tempo de qualidade em família

Agora, você deve estar se perguntando se não é sobre esse tópico que estamos falando ao longo do texto.  

No entanto, a expressão “tempo de qualidade” é um período em que dedicamos exclusivamente nossa atenção a alguém, com o objetivo de estreitar a relação com essa pessoa.

Por isso, além de aproveitar momentos em família, é preciso de um tempo de dedicação total, longe dos celulares, televisores, computadores, rádios etc.

Em reflexo, os pequenos sentem mais vontade de passar um tempinho em família e aproveitar cada minuto de muito afeto e diversão com você.

 

Viu? Além de muito amor, os momentos em família são uma grande oportunidade de fortalecer os laços e oferecer muitos benefícios para as crianças.

Inclusive, se precisar de uma ajudinha para reforçar ainda mais esses vínculos e o tempo com os filhos, conte com a gente!

Aqui na Box Cambalhota, nós propomos um novo jeito de brincar em família com o desenvolvimento de caixas com jogos e brincadeiras para crianças a partir de 4 anos. 

Por meio de temas que trabalham a curiosidade, nutrição, mindfulness, contação de histórias e muito mais, nós buscamos auxiliar no desenvolvimento saudável do seu filho.

Para isso, também preparamos um material de apoio para os pais, que facilitam esses momentos juntos. Assine agora mesmo ou escolha a sua caixa avulsa!

 

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você