[ editar artigo]

Presentes para crianças: 3 dicas para acertar na escolha

Presentes para crianças: 3 dicas para acertar na escolha

Para os pequenos, qualquer objeto desde que aliado à imaginação, já é pura diversão. Por isso, muitas mamães e papais ficam em dúvida sobre como acertar nos presentes para crianças.

Além disso, o crescimento dos pequenos é rápido e um brinquedo pode tornar-se desinteressante em pouco tempo. 

Nesse contexto, preparamos este textinho especial para você acertar na escolha do presente de dia das crianças! Vamos falar de dois pontos essenciais na sua escolha: 

• Presentes para crianças - Como fazer uma escolha segura?

• Dicas de presentes para crianças

Acompanhe com a gente!

 

Presentes para crianças - Como fazer uma escolha segura?

As mamães, papais, vovós e todos os queridos que buscam presentes para crianças sabem que a preferência é unânime: brinquedos! 

Dessa forma, a nossa primeira recomendação é quanto à segurança do seu pequeno na hora de se divertir com o presente.

Portanto, antes de comprar um brinquedo para o dia das crianças lembre-se de verificar o selo do Inmetro.

Isso porque todos os brinquedos vendidos no Brasil, mesmo os importados, obrigatoriamente precisam ter o selo do Inmetro. Essa certificação leva em conta vários itens de segurança, como:

• Os riscos de acidentes;

• Contaminação por produtos químicos;

• Nível de ruído e luminosidade;

• Peças que podem ser engolidas. 

Assim, nunca compre estes itens sem o selo de qualidade, pois eles podem oferecer riscos às crianças.

Além disso, o selo do Inmetro e a própria embalagem informam a classificação etária para o brinquedo. Uma vez que um brinquedo seguro para crianças de 5 a 7 anos, não oferece a mesma segurança para crianças entre 1 a 3 anos, por exemplo. 

Conferiu o certificado de qualidade do presente? Agora é só escolher o presente ideal para a personalidade da criança! 

 

Dicas de presentes para crianças

Livros

Os livros infantis são uma excelente opção para presentear as crianças. Você lembra das histórias contadas na sua infância?

leitura na infância é capaz de promover o desenvolvimento da imaginação, emoções e sentimentos desde os primeiros anos de vida.

Ler para o seu filho por um período de tempo, dia após dia, estimula cada vez mais a sua atenção e a capacidade de memorização, já que eles amam replicar as histórias para os coleguinhas! 

Além disso, um presentão para toda a família é ter a chance de compartilhar aqueles momentos prazerosos de contação de histórias e fortalecer os vínculos familiares afetivos.

 

Jogos 

Os jogos criativos despertam o interesse das crianças principalmente pelo seu aspecto lúdico e interativo.

Em sua maioria, os jogos de tabuleiro são uma ótima ideia de presente para o dia das crianças por oferecerem à elas a chance de desenvolverem seu raciocínio lógico e interagir com os familiares e coleguinhas.

Mas é importante buscar brinquedos que a criança possa brincar sozinha, isso ajuda que ela desenvolva melhor sua independência e o autocontrole sobre suas emoções.

Além disso, os jogos que faziam a cabeça das mamães e papais na infância podem ser uma oportunidade de surpreender os pequenos.

Quem não vai querer seguir as pistas e desvendar o mistério? A diversão destes jogos nostálgicos promete contagiar toda a família!  

 

Brinquedos Educativos

Os brinquedos educativos impactam em diversos aspectos cognitivos das crianças, como:

• o desenvolvimento motor, desde os gestos mais simples até a habilidade de jogar bola, por exemplo;

• o entendimento da relação de causa e efeito, que mostra que determinado movimento em um brinquedo gera uma reação;

• o desenvolvimento de habilidades sociais, por meio da interação e compartilhamento de brinquedos com outras crianças;

• e a aquisição de linguagem, que ajuda a desenvolver o imaginário infantil, a criação de histórias e o processo de alfabetização.

Alguns exemplos de brinquedos educativos são os blocos de encaixe, chocalhos, instrumentos musicais e jogos como quebra-cabeça.

Mas recomendamos atenção ao presentear as crianças, pois há uma chance de a criança nunca ter visto aquele brinquedo antes.

Por isso, ao entregar o presente, sente-se com a criança e comece a brincar com ela. Assim, você consegue explicar o “funcionamento” do brinquedo e aproveitar um verdadeiro momento de conexão.

Afinal, essa é a essência na busca dos presentes para as crianças neste dia especial, aproveitar um tempo de qualidade e conexão com as crianças.

Mas é claro que o presente é essencial para a diversão dos pequenos, principalmente em um ano no qual a união familiar e os momentos de conexão são tão preciosos.

Se você ainda tem dúvidas de qual o presente ideal para o seu filho, ou filha, conheça o Presentômetro! 

Um Quiz interativo que vai te ajudar a escolher a melhor opção para presentear de acordo com a personalidade de cada criança. Faça o teste!

Aqui na Box Cambalhota, nós propomos um novo jeito de brincar em família com o desenvolvimento de caixas com jogos e brincadeiras para crianças a partir de 4 anos. 

Por meio de temas que trabalham a curiosidade, nutrição, mindfulness, contação de histórias e muito mais, nós buscamos auxiliar você a reforçar ainda mais esse laço de amor e cuidado com seu filho.

Para isso, também preparamos um material de apoio para os pais, que facilitam esses momentos juntos. Conheça nossas caixas avulsas ou realize a sua assinatura!

Mundo Cambalhota
Equipe Mundo Cambalhota
Equipe Mundo Cambalhota Seguir

Comunidade colaborativa para conectar pais e profissionais empenhados em desenvolver crianças melhores e mais felizes para o mundo.

Ler conteúdo completo
Indicados para você